Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Lançamento do Núcleo PEIEX Paraíba defende integração entre mercado, gestão pública e campo acadêmico
conteúdo

Notícias

Lançamento do Núcleo PEIEX Paraíba defende integração entre mercado, gestão pública e campo acadêmico

publicado: 03/12/2021 17h52, última modificação: 03/12/2021 17h56
Professora da UFPB integrou mesa da solenidade e defendeu familiarização do empresário com o universo do comércio exterior

Foto: Mariani Idalino

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participou, nesta sexta-feira (3), do lançamento do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no estado da Paraíba. No encontro, foram apresentadas as estratégias de planejamento que geram oportunidade para empresas locais com ações que integram o mercado, a gestão pública e o campo acadêmico.

O PEIEX é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que, na Paraíba, mantém parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq). O evento foi iniciado com a fala do presidente da Fapesq, Roberto Germano, que agradeceu a participação e presença de empresários de vários setores comerciais, comissão organizadora do PEIEX e seu Comitê Consultivo.

A UFPB esteve representada na solenidade pelo Prof. Sandro Marden, presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional e integrante do Comitê Consultivo do PEIEX, e a Profa. Márcia Paixão, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), coordenadora do Projeto de Extensão Probex COMEX UFPB, que aplica a metodologia PEIEX.

Mediada pela coordenadora de capacitação da Apex-Brasil, Rita Albuquerque, a mesa redonda da cerimônia foi composta pela Profa. Márcia Paixão, coordenadora do Núcleo Operacional do PEIEX, Paulo Félix, diretor da equipe técnica do PEIEX, Igor Celeste, gerente de inteligência, Sérgio Ferreira, secretário da Apex-Brasil no Nordeste, e Carlos Lima, diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac).

No evento, foram destacados os benefícios de impulsionamento do potencial exportador das empresas locais, que inclui aumento de produtividade e competitividade, redução da dependência do mercado interno, ganho de imagem e diminuição da carga tributária. Os especialistas definiram os produtos exportáveis por possuírem, entre outros aspectos, diferenciais competitivos como brasilidade, inovação, preço e sustentabilidade.

“Nosso objetivo é plantar a semente exportadora no empresariado brasileiro. Com relação à Paraíba, é possível identificar o potencial geográfico do Estado, com alguns municípios de potencial adormecido ou pouco explorado. Nossa meta é explorar e impulsionar esse potencial”, afirmou o secretário da Apex-Brasil no Nordeste, Sérgio Ferreira.

Segundo a Profa. Márcia Paixão, o projeto revela a necessidade de trabalhar em colaboração com a sociedade.

“O ponto principal da nossa metodologia é familiarizar o próprio empresário com o universo do comércio exterior, que é uma área muito específica. Nessa oportunidade, nós reconhecemos que as empresas têm potencial. Elas já comercializam muito bem internamente. Agora, é sobre dar um passo adicional que requer uma qualificação necessária oferecida pelo programa”, afirmou.

A solenidade foi encerrada com uma exposição de produtores de cachaça da Paraíba de potencial exportador.

* * *
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Fotos: Mariani Idalino