Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratórios da UFPB realizam 25 mil testes de Covid-19
conteúdo

Notícias

Laboratórios da UFPB realizam 25 mil testes de Covid-19

publicado: 05/10/2021 11h18, última modificação: 05/10/2021 11h19
Universidade é a 5ª do país e 2ª do NE em testagem em rede nacional de laboratórios

Foto: Angélica Gouveia

Mais de 25 mil testes moleculares RT-PCR para diagnóstico de Covid-19 foram realizados na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde o ano passado. Uma das 13 universidades que participam do programa nacional Laboratórios de Campanha MCTI nas cinco regiões do país, a UFPB é a 5ª do Brasil e a 2ª do Nordeste em número de teste. 

Nos laboratórios das 13 universidades que fazem parte do programa Laboratórios de Campanha MCTI foram realizados, até o momento, um total de 500 mil testes. A iniciativa, financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), segue até o mês de julho de 2022. 

Localizados nos centros de Ciências Médicas (CCM) e da Saúde (CCS) da UFPB, o Laboratório de Biologia Molecular (LaBiMol/CCM), o Laboratório de Endemias (CCS) e o Laboratório de Biologia Molecular Aplicada, da Escola Técnica de Saúde (ETS/CCS) têm auxiliado, durante a pandemia, no diagnóstico molecular da Covid-19 na Paraíba, por meio da análise de amostras de todo o Estado, enviadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB). 

De acordo com a professora Eloíza Campana, uma das coordenadoras do Laboratórios de Campanha MCTI na UFPB e também coordenadora do LaBiMol, são realizados, atualmente, cerca de 110 testes por dia na UFPB, mas a capacidade diária dos laboratórios citados é de até 300 testes, incluindo o atendimento a técnicos administrativos, servidores e alunos, na Sala de Testagem instalada no CCM, para o retorno seguro às atividades presenciais. 

“Os testes realizados pelos laboratórios da UFPB mostram que a parceria das IFES em momentos como esse, de pandemia, é de extrema importância, trazendo benefícios diretos para a saúde pública, já que a testagem em massa é uma maneira de prevenção da doença”, destacou Eloíza Campana. Além da testagem RT-PCR (Swab), os laboratórios da Universidade também estão realizando, de forma experimental, a testagem por meio de uma técnica de coleta de amostra de saliva que utiliza Inteligência Artificial (IA) para diagnóstico da Covid. 

Além da UFPB, o programa Laboratórios de Campanha MCTI tem a participação das universidades federais de Minas Gerais (UFMG); do Paraná (UFPR); de Pernambuco (UFPE); de Mato Grosso do Sul (UFMS); do Rio de Janeiro(UFRJ); de São Paulo (Unifesp); de Santa Maria (UFSM); Fluminense (UFF); de Goiás (UFG); do Oeste da Bahia (UFOB); do Amazonas (UFAM); e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

***
Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia