Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública da UFPB promove palestra nesta quinta-feira (25)
conteúdo

Notícias

Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública da UFPB promove palestra nesta quinta-feira (25)

publicado: 24/08/2022 19h40, última modificação: 24/08/2022 19h40
Objetivo do evento com participação de professora uruguaia é aprofundar a internacionalização do debate criminológico na UFPB

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (25), o Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove a palestra “Género, Feminismo y Privación de Libertad en Uruguay”, com a Profa. Serrana Mesa Varela, vinculada à Universidad de la Republica, no Uruguai.

O evento será transmitido no formato online pelo Canal do Laboratório no YouTube, a partir das 19h. A palestra compõe um ciclo de lives organizadas pelo Lapsus acerca da política criminal em diferentes países da América Latina.

Conforme o coordenador do laboratório, Prof. Nelson Gomes Júnior, do Departamento de Ciências Jurídicas (CCJ/UFPB), o objetivo do evento é aprofundar a internacionalização do debate criminológico na UFPB por meio da discussão sobre gênero, feminismo e privação de liberdade.

“Na ocasião, a ideia é aprofundar o debate sobre os processos de criminalização e encarceramento de mulheres no Uruguai, de modo a dialogarmos com a experiência brasileira e fortalecer laços acadêmicos na pesquisa e extensão universitária”, afirmou o docente.

A palestra é voltada para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de segurança pública interessados na temática, não sendo necessária inscrição prévia para participar do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: lapsus.crdh@gmail.com

Sobre o Lapsus

O Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública da UFPB (Lapsus) é vinculado ao Centro de Referência em Direitos Humanos da UFPB, ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, e ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; sendo coordenado pelos Profs. Nelson Gomes Junior (DCJ/CCJ), Renata Garcia (DED/CCAE) e Rebecka Tannuss (DFE/CE).

O LAPSUS surgiu em 2010 como um grupo de estudos, e passou a desenvolver também pesquisa e extensão, além de realizar ações com o fim de proporcionar reflexão sobre as violações de direitos sofridas por detentos e familiares.

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação