Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições do Enem 2024 estão abertas até o dia 7 de junho
conteúdo

Notícias

Inscrições do Enem 2024 estão abertas até o dia 7 de junho

publicado: 04/06/2024 09h46, última modificação: 04/06/2024 10h02
Exame é a principal porta de entrada para educação superior, inclusive em instituições públicas como a UFPB

040620241.jpg

Estão abertas as inscrições para a edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem se inscrever até o dia 7 de junho na Página do Participante, que pode ser acessada pelo login único do Gov.br. O mesmo prazo vale, também, para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em dois domingos, 3 e 10 de novembro. 

A taxa de inscrição é de R$ 85,00 e deve ser paga até o dia 12 de junho, por meio de boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto. 

A obtenção da aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência, neste último caso, da edição de 2023, não significa que a inscrição para o Enem 2024 foi realizada automaticamente. Os participantes nessas condições devem se inscrever normalmente no exame, no mesmo prazo regulamentar, para participar do Enem. 

Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para o ensino superior público no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Na última edição do SiSU, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ofereceu 7.750 vagas, distribuídas em 122 cursos de graduação

Para os candidatos que utilizam o SiSU como forma de ingresso, a UFPB dispõe de Bonificação de Inclusão Estadual para estudantes que residem no Estado da Paraíba e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em instituições de ensino regulares, públicas ou privadas. A bonificação é válida também para os candidatos que tenham obtido o certificado de Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competência para Jovens e Adultos (Encceja) no Estado da Paraíba. 

Nesta modalidade, os candidatos terão direito ao acréscimo de 10% à nota final obtida no Enem. No entanto, deverão optar pelas vagas reservadas às cotas definidas pela Lei nº 12.711/2012 (Lei de cotas) ou pela Bonificação de Inclusão Estadual, não sendo permitida a aplicação das duas políticas afirmativas de forma cumulativa. 

O candidato deve observar as normas quanto aos documentos necessários, datas, horários e demais etapas do exame, que estão detalhados no Edital do Enem 2024, publicado neste mês de maio, pelo Inep no Diário Oficial da União. Outras orientações e esclarecimentos também podem ser encontrados no Portal do Inep

* * *
Texto: Vinícius Vieira, com informações da Ascom-Inep
Edição: Aline Lins
Foto: ViDIstudio Freepik
Ascom/UFPB