Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições abertas para II Workshop de Polissacarídeos na UFPB
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas para II Workshop de Polissacarídeos na UFPB

publicado: 27/05/2024 16h08, última modificação: 28/05/2024 11h02
Evento é patrocinado pelo INCT_Polissacarídeos e acontece nos dias 1º e 2 de julho, no auditório do Centro de Tecnologia

De 1º a 02 de julho, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os programas de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) e Engenharia Química (PPGEQ), com apoio dos respectivos departamentos e cursos de graduação, estão promovendo o II Workshop de Polissacarídeos, patrocinado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Polissacarídeos (INCT_Polissacarídeos). O evento, voltado para a comunidade acadêmica, instituições vizinhas e profissionais da área que atuam nos setores públicos e privados, acontecerá no auditório do Centro de Tecnologia (CT), no Campus I. 

Estão sendo ofertadas 200 vagas para participação, com inscrições gratuitas, realizadas de forma online, até o dia 28 de junho.

O evento tem como objetivo apresentar os últimos avanços e os desafios da área de polissacarídeos por meio de palestras de membros convidados de instituições de ensino, de empresas e professores de instituições parceiras. Além de incluir minicursos voltados para estudantes de graduação em engenharia, com a finalidade de orientar os estudantes sobre  técnicas de laboratórios com ferramentas computacionais para formação de pesquisadores na área de polissacarídeos. Além disso, terá apresentações de trabalhos na forma de pôster por doutorandos, mestrandos, alunos de iniciação científica e tecnologia e em conclusão de curso de graduação. 

Os interessados em apresentar os trabalhos na forma de pôster devem enviar o template disponibilizado no link, podendo ser em português ou inglês, para o email workshopdepolissacarideos@gmail.com, até o dia 1º de junho.  

Para os participantes receberem os crachás de identificação, será necessário a entrega de 1 kg de alimento não perecível no dia do credenciamento. O alimento será doado para associações de catadores de materiais recicláveis de João Pessoa-PB.

Esclarecimento de dúvidas pode ser solicitado pelo e-mail workshopdepolissacarideos@gmail.com, e informações adicionais sobre o evento estão disponíveis na página oficial da inct polissacarídeos ou no perfil @inct_polissacarideos no Instagram. Consulte a programação completa do evento aqui

Mais informações

Os polissacarídeos são polímeros naturais existentes em plantas e resíduos agroindustriais (celulose), alimentos (amido) e carapaças de artrópodes (quitina de crustáceos e insetos) de origem terrestre e marinha. Também podem ser produzidos por microorganismos, como, por exemplo, a celulose bacteriana.

Suas aplicações vão desde a produção de hidrogeis para remediação de águas contaminadas, ou liberação de fármacos na área médica, ou liberação de nutrientes na agricultura; materiais compósitos para indústria da construção civil e automotiva; até materiais e revestimentos para a área de embalagens e área médica. 

Os polissacarídeos extraídos de macroalgas marinhas têm alto potencial biotecnológico para o desenvolvimento de novos fármacos, pois possuem atividade antiproliferativa, hipotensiva, antitrombótica, anti-inflamatório, anticâncer e neuroprotetiva, por exemplo. Além disso, contribuem para a preservação de fontes não renováveis e diminuição de problemas ambientais relacionados ao uso de plásticos não biodegradáveis, visto que são biodegradáveis. Na área médica, saem à frente dos compostos sintéticos por serem atóxicos e biocompatíveis. 

Podendo ser encontradas em plantas, microorganismos, carapaças/exoesqueleto de animais e em algas marinhas, por exemplo. Os mais comumente encontrados são a celulose, o amido, a quitosana, a pectina, o alginato e o glicogênio, por exemplo.


***
Texto: Aline Ferreira
Revisão: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB