Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > InELC da UFPB seleciona estudantes para cadastro de reserva de bolsista na modalidade de professor

publicado: 19/06/2024 18h19, última modificação: 19/06/2024 18h19
Inscrições acontecem dias 25 e 26 de junho

Foto: Angélica Gouveia

O Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais (InELC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu, nesta segunda (17), edital de nº 02 para processo de seleção simplificado para cadastro de reserva. O selecionado convocado receberá bolsa de R$ 700,00, em até seis parcelas, a depender da duração do curso.

Os selecionados chamados terão que cumprir 16 horas semanais com atribuições; responder pela regência, remota e/ou presencial, de no mínimo 3 e, no máximo, 6 horas semanais de aulas do idioma; dedicar horas semanais para seleção, adaptação e/ou produção de material didático, entre outras funções do bolsista.

O edital publicado é subordinado às ações do edital de registro nº 06/2024  da Pró-reitoria de Extensão (Proex), com a finalidade de capacitar as comunidades externa e interna da UFPB em línguas e culturas de forma a promover e ampliar possibilidades acadêmico-científicas e profissionais.

As inscrições iniciam às 8h do dia 25 de junho e vão até as 18h do dia 26 de junho e estarão disponíveis através do formulário online. A relação da documentação necessária está disponível no edital.

Com público-alvo para alunos regularmente matriculados nos curso de Letras Espanhol (Presencial ou EaD), Letras Francês, Letras Portugues (Presencial ou EaD), como também Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais.

A diretora do InELC, professora Andréa Ponte, explica que ainda não foi definido o quantitativo da oferta, mas que isso ocorrerá a partir de agosto, e a tendência é que haja necessidade de novos bolsistas de espanhol e francês, dependendo das matrículas dos alunos.

O processo seletivo terá três etapas, a primeira com a análise documental de caráter eliminatório; na segunda etapa será aplicada a prova de seleção específica com apresentação oral de microaula; e, por fim, será realizada entrevista.

A avaliação didática ocorrerá nos dias 3 e 4 de julho, sendo de forma presencial ou remota, a ser definida pela banca examinadora, acompanhada do respectivo plano de aula com duração de 20 minutos, cujo tema será publicado dia 1º de julho. A entrevista (na língua-alvo) será feita ao final da prova didática. Para os candidatos de Literatura e Arte Têxtil acontecerá apenas a entrevista de caráter classificatório. Em caso de empate, será considerado o valor do CRA.

A diretora do instituto esclarece que, entre as atribuições do selecionado convocado, está a responsabilidade de ministrar aulas ou oficinas. Também é responsável por elaborar material didático e participar de reuniões com docentes tutores.

O resultado parcial será divulgado no dia 5 de julho na página oficial do InELC. Os recursos de impugnação dos resultados deverão ser apresentados entre os dias 08 e 10 de julho e a publicação do resultado final será realizada no dia 12 de julho. Para mais informações, é possível através do e-mail: secretaria.inelc@cchla.ufpb.br .

Texto: David Kevin
Edição: Aline Lins