Notícias
Imprensa destaca projeto da UFPB para tratamento de microcefalia
Um projeto destinado ao tratamento de crianças portadoras de microcefalia desenvolvido pela UFPB foi destaque na reportagem publicada pelo O Globo: “Projetos desenvolvidos em universidades federais podem mudar a saúde e a vida dos brasileiros”. O projeto é desenvolvido pela Rede Cuidar, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os Departamentos de Fisioterapia, Biotecnologia, Fonoaudiologia, Psicologia e o Centro de Ciências Médias (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto de Neurociências do Rio Grande do Norte (RN), Colégio de Londres e a Universidade de Nova Iorque (EUA).
O tratamento inclui avaliações, aplicações de estímulos elétricos visando melhorar as convulsões, bem como a qualidade de vida das crianças e de seus familiares.
De acordo com a professora Suellen Andrade, do Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, o método é inovador e visa estimular o cérebro das crianças: uma corrente elétrica de baixa intensidade e segura para diminuir as convulsões e incentivar o desenvolvimento motor.
A pesquisa realizada na UFPB e outras de diversas universidades federais que foram objeto da reportagem publicada em O Globo podem ser conferidas neste link.
Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7616.
Agência de Notícias da UFPB – Com Assessoria