Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > II Aberto de Rugby em Cadeira de Rodas, evento com apoio da UFPB, será realizado em agosto em João Pessoa

publicado: 19/07/2024 15h59, última modificação: 19/07/2024 16h05
Segunda edição do evento ocorrerá de 03 a 04 de agosto, com entrada franca

II ABERTO DE RUGBY EM CADEIRA DE RODAS, EVENTO COM APOIO DA UFPB, SERÁ REALIZADO EM AGOSTO EM JOÃO PESSOA

De 03 a 04 de agosto, a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABCR), com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizará o II Aberto de Rugby em Cadeira de Rodas – João Pessoa. A competição terá início às 9h do sábado (3), na Vila Olímpica Parahyba, localizada no Bairro dos Estados, com entrada franca ao público.

O rugby em cadeira de rodas é um esporte que exige muito preparo físico dos seus participantes. É um esporte misto e pode ser praticado por pessoas com deficiência física, após passarem por um sistema de classificação funcional específico para o esporte.

No II Aberto de Rugby em Cadeira de Rodas - João Pessoa, ocorrerão disputas nas modalidades Rugby Paralímpico, também conhecida como Quadrugby, e no Rugby 5. Existem algumas diferenças entre as modalidades. Na primeira modalidade, participam atletas com tetraplegia ou tetraequivalência, jogando 4 contra 4, em quatro tempos de 8 minutos. A segunda é destinada a atletas com paraplegia, jogando 5 contra 5, em dois tempos de 12 minutos.

Entre as equipes presentes na disputa, algumas delas originaram-se de projetos de extensão de três universidades federais. Da UFPB, a equipe ‘Arretados’ competirá nas modalidades Rugby Paralimpico e Rugby de 5. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será representada pela equipe ‘Os Lampiões’, na modalidade Rugby Paralimpico, e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pelo grupo ‘Avalanche’, que jogará o Rugby Paralimpico e o Rugby de 5.

O evento é uma realização da ABCR e recebe o apoio de laboratórios e unidades da UFPB, como o Laboratório de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada para pessoas com deficiência (LEPAFA), que desenvolve o rugby em cadeira de rodas a partir de um projeto de extensão, o Laboratório de Projetos (LabProj) do curso de Design, que realizou a arte visual para o evento, a Liga Acadêmica de Fisioterapia, que estará durante os jogos oferecendo serviço de fisioterapia aos atletas, e a Superintendência de Logística e Transporte (SULT), que realizará o transporte, com acessibilidade, dos atletas ao local de competição.

O torneio também conta com o apoio da Secretaria de Estado e Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba (Sejel), por meio da qual foram disponibilizados alojamento para os atletas e local para a realização da competição, e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, com equipe de suporte médico para o evento.

Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas por meio dos perfis @lepafa_ufpb e @abrcquadrugbybrasil no Instagram.

Confira a programação completa do II Aberto de Rugby em Cadeira de Rodas - João Pessoa

03/08 - sábado

09h - 1º jogo Arretados x Lampiões - Rugby Paralímpico

10:30h - 2º jogo Arretados x Avalanche - Rugby 5

14:30h - 3º jogo Avalanche x Arretados - Rugby Paralímpico

16:30h - 4º jogo Avalanche x Arretados - Rugby 5

18:30h - 5º jogo Lampiões x Arretados - Rugby Paralímpico

04/08 - domingo

09h - 6º jogo Avalanche x Lampiões - Rugby Paralímpico

10:30h - 7 º jogo Arretados x Avalanche - Rugby 5

14:30h - 8º jogo Arretados x Avalanche - Rugby Paralímpico

16:30h - 9º jogo Avalanche x Arretados - Rugby 5

18:30h - 10º jogo Lampiões x Arretados - Rugby Paralímpico

20:00 - Cerimônia de Encerramento e premiação.

Texto: Vinícius Vieira, com informações do LEPAFA
Edição: Aline Lins