Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Fiocruz abre inscrições para III simpósio e curso gratuito de Toxinologia Básica e Aplicada

publicado: 13/04/2023 18h33, última modificação: 13/04/2023 18h33
Pesquisadoras da UFPB contribuem com a organização do evento

Foto: Angélica Gouveia

Estão abertas as inscrições para o III Simpósio/Curso de Toxinologia Básica e Aplicada - Do Envenenamento à Aplicação Biotecnológica e Medicinal (III Sim-Tox), evento gratuito e totalmente online, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia e Fiocruz Ceará) e Rede de Pesquisa em Toxinologia Básica e Aplicada (RED-TOX) em parceria com 18 universidades nacionais e internacionais. O simpósio ocorrerá entre os dias 29 de maio e 02 de junho.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma das instituições parceiras do evento com a atuação das professoras Daniela Marchi-Salvador e Hilzeth Freire Pessôa, do Departamento de Biologia Molecular, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

O III Sim-Tox visa a formação e a qualificação de recursos humanos para o aprimoramento Científico, Tecnológico e Inovador na área de Toxinologia, tanto na pesquisa, extensão quanto no ensino e na comunicação/divulgação, agregando as diferentes áreas multidisciplinares e transversais de atuação em Biotecnologia, Bioeconomia, Imunologia, Fisiopatologia, Proteômica, Genômica, Biologia Molecular, Bioquímica, Toxicologia, Biologia Estrutural, Epidemiologia, Clínica, Diagnóstico e Terapêutica dos Envenenamentos e/ou Intoxicações, além das aplicações tecnológicas das toxinas animais, vegetais e microbianas na Saúde.

As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo site do Campus Virtual da Fiocruz, no qual também está disponível a programação. As palestras acontecem no horário marcado, mas ficam disponíveis para acesso gratuito até o início do outro dia do congresso. Será emitido Certificado de Participação para comprovação de horas complementares.

Todos os participantes estão convidados a submeter trabalhos, conforme normas descritas no site. Os melhores serão convidados a apresentar seus trabalhos de maneira online no evento e terão garantidos seus certificados de participação individual de apresentação. Os demais autores poderão adquirir seu certificado de participação e receberão, adicionalmente, seu certificado de publicação.

O evento também possibilitará o intercâmbio técnico-científico entre diferentes unidades federativas do Brasil e outros países (como Argentina, Costa Rica, Equador, Espanha, Panamá, Peru, Portugal e Uruguai), ampliando a Rede de Pesquisa em Toxinologia Básica & Aplicada (RED-TOX).

Reportagem: Elidiane Poquiviqui

Edição: Aline Lins