Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Festival Paraibano de Coros promovido pelo CCTA começa nesta segunda (18) em João Pessoa
conteúdo

Notícias

Festival Paraibano de Coros promovido pelo CCTA começa nesta segunda (18) em João Pessoa

publicado: 18/11/2024 18h10, última modificação: 18/11/2024 18h10
Evento homenageia este ano o maestro, compositor e Professor Doutor da UNIRIO, Eduardo Lakschevitz

Foto: Flávia Lúcia Santana

Começa hoje (18), em João Pessoa, a 22ª edição do Festival Paraibano de Coros (Fepac), realizado pelo CCTA, sob coordenação do professor do Departamento de Educação Musical, maestro Eduardo Nóbrega.

O evento, que segue até o próximo dia 24, contará com a presença de 63 coros representando os estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e o Distrito Federal. A Paraíba, especificamente, será representada por corais das cidades de Boa Vista, Campina Grande, Cuité, Lucena, João Pessoa, Nova Floresta, Pedra Lavrada, Remígio e Santa Rita.

O Fepac é um evento de caráter internacional e não competitivo que nasceu em 2003, com intuito de divulgar e expandir o canto coral paraibano. Realizado na Sala de Concertos Maestro José Siqueira no Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), localizado no bairro de Tambauzinho, o evento terá entrada gratuita.

Além disso, em parceria com o Projeto ‘Viva o Centro com Música’ da Prefeitura Municipal de João Pessoa, que ocorre no Centro Cultural São Francisco, na quarta-feira (20), o Fepac estará presente com a participação dos corais: ‘Canto Cerrado (DF)’ e ‘Camerata de Vozes (RN)’. Já na quinta-feira (21), será a vez do ‘Coral FENABB (AABB/DF)’, essas apresentações ocorrem a partir das 17h, com entrada gratuita.

Este ano, o Fepac faz homenagem ao maestro, compositor e professor doutor do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, Eduardo Lakschevitz.

De acordo com maestro Eduardo Nóbrega, “Lakschevitz contribui diretamente no crescimento nacional e internacional do festival. Desde a primeira vez que veio como coordenador da Funarte, em 2007, ficou fascinado com a proposta do Fepac e passou a participar frequentemente do evento, tanto como regente, quanto como palestrante”.

O Fepac traz ainda o maestro e professor doutor da Universidade de Syracuse (USA), John Warren, para conhecer a prática coral realizada na Paraíba, além do músico e professor Felipe Reznik (RJ), especialista no Brasil no instrumento musical ‘hand pan’ (panela de mão), que vai ministrar oficina de percussão sobre o instrumento, no Departamento de Música (DEMUS), do CCTA/UFPB, na sexta-feira (22) a partir das 14h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa (bloco E do CCTA).

Confira a programação da 22ª edição do Fepac: https://www2.ccta.ufpb.br/ccta-p%C3%A1gina-inicial/not%C3%ADcias/festival-paraibano-de-coros-2024-181124 

* * *
Texto: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações da assessoria do Fepac
Edição: ASCOM-UFPB
Foto: Flávia Lúcia Santana