Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes da UFPB lançam documentário sobre mulheres indígenas Tabajara

Estudantes da UFPB lançam documentário sobre mulheres indígenas Tabajara

publicado: 11/09/2024 17h31, última modificação: 11/09/2024 17h31
Produção está disponível gratuitamente no YouTube

Foto: Freepik

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançaram, em 31 de agosto, o documentário ‘Niaras’, durante a 1ª Mostra Cultural das Niaras. O evento foi realizado pelo povo Tabajara, na Aldeia Vitória, no município de Conde.

O documentário ‘Niaras’, traduzido como “mulheres que têm grande propósito”, fala da trajetória das guerreiras indígenas da Aldeia Vitória a partir da história de três mulheres de diferentes gerações: Maria Tabajara, Natália Tabajara e Bruna Flávia Tabajara.

A obra, filmada em setembro do ano passado, faz parte da ação multiplataforma Casa Awá, resultado da parceria dos projetos: Cinema nas Aldeias Tabajara, do Centro de Educação (CE); Espaço Experimental, Laboratório Audiovisual de Produção (LAP), do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA); e Criação e Manutenção de Sites com os Povos Originários Tabajara e Cariri, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Segundo o estudante de jornalismo e diretor do documentário, Caio Bontempo, a pós-produção foi finalizada este ano, após passar pela consultoria de montagem no projeto de extensão Laboratório de Montagem e Finalização de Filmes Paraibanos, do CCTA. Na oportunidade, Eduardo Serrado, editor do filme Bacurau, analisou e auxiliou na finalização da montagem.

A produção foi idealizada e executada por estudantes do curso de graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ). Além disso, contou com a participação de discentes dos cursos de Ciências da Religião e a colaboração dos cursos de Química e Psicologia.

Caio Bontempo conta que o projeto juntou os povos indígenas com o audiovisual, jornalismo e cinema. “Antes de visitar a aldeia, tive várias aulas com os pesquisadores indigenistas e com os orientadores sobre a cultura, a cosmologia, o mito da profecia, a língua e o processo de retomada do povo Tabajara. Mas, na visita, eu tive a oportunidade de absorver a energia dos Tabajaras para mim”. E finalizou expressando que ficou gratificado vendo a emoção do povo Tabajara ao se reconhecer no documentário.

Os estudantes da UFPB foram distribuídos em funções em toda produção do documentário. Caio Bontempo (direção, produção, câmera, direção de fotografia, edição e montagem); Débora Luz (roteiro); Laura Lujan, Maria Vitória e Artur Henrique (produção); Davi Albuquerque e Gabriel Albuquerque (som); Carol Borges (câmera); e Luiz Filho (direção, produção, câmera, roteiro, direção de produção, edição e montagem).

O documentário ‘Niaras’ está disponível integralmente no YouTube e para acompanhar as demais produções da Casa Awá, acesse o perfil oficial no Instagram.

Texto: David Kevin
Edição: Aline Lins