Notícias
Espetáculo Bella estreia no Teatro Lima Penante, da UFPB, nesta terça (6)
Uma boneca gigante ganha vida ao ser animada por 11 atores para apresentar ao público pensamentos que incomodam a personagem enquanto ela reflete sozinha sobre a necessidade e a importância da “Beleza”. Indicado para maiores de 16 anos, o espetáculo Bella, mesmo nome da personagem pensativa, é um monólogo feito a 22 mãos, que estreará no palco do Teatro Lima Penante, equipamento cultural da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nesta terça-feira, dia 06, a partir das 19h30, com entrada gratuita.
O espetáculo é realizado pelo Grupo Teatral Boiúna Luna, projeto de extensão do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A dramaturgia do espetáculo Bella é de Osvaldo Anzolin, professor do DAC e coordenador do projeto de extensão do grupo teatral. Segundo ele, o espetáculo de animação é baseado nos livros “A Salvação do Belo”, do filósofo Byung-Chul Han, e “O Verdadeiro, o Belo e o Bom Redefinidos”, de Howard Gardner.
A personagem Bella é uma boneca muito grande, de aproximadamente 3 metros de altura, que representa uma mulher de meia idade. Os 11 atores que manipulam a boneca se revezam ao longo do espetáculo em uma técnica do Teatro de Animação conhecida por “Manipulação Direta”, na qual o ator/animador fica visível para o espectador, e diferentemente de outras técnicas, não se veste com o boneco, nem manipula por meio de fios ou varas. “O tamanho do boneco em cena é uma peculiaridade, pois não conhecemos outros espetáculos nessa técnica em que o boneco seja tão grande”, disse o professor Osvaldo Anzolin.
Os participantes do grupo, além de atuarem no espetáculo, também fizeram parte da construção da boneca, sob criação plástica de Anzolin. Bella é esculpida em isopor e revestida por camadas de papel, o que a torna leve apesar de toda a sua altura.
O elenco do espetáculo é composto por alunos da graduação em Teatro e membros da comunidade. Uma segunda apresentação do espetáculo está programada para 13 de junho, às 19h, na sala 08, do Departamento de Artes Cênicas, no Campus 1 da UFPB, em João Pessoa.
A preparação do espetáculo foi de aproximadamente um ano, incluindo com a preparação do grupo, estudo do tema, construção do material e ensaios. “Mas se trata de um projeto experimental, o trabalho não está pronto até que se acabe. Ou seja, pretendemos continuar desenvolvendo o espetáculo por muito tempo ainda”, acrescentou Anzolin.
O espetáculo conta com música e sonoplastia de Walber Martins, assistência técnica de Adan lury, voz de Amanda Viana e atuação de Dericky Azevedo, Iago Andrade, João D’Xaviêr, Júlia Dantas, Letícia Saad, Luísa Thó, Mariah Rodrigues, Nica Bezerra, Rebeka Anjos, Vitória de Santana, Wedna Tânia e Osvaldo Anzolin.
O Grupo Teatral Boiúna Luna estreou em 2010 com o espetáculo Macunaíma, projeto que durou alguns anos. Depois vieram vários outros espetáculos e experimentos cênicos, sempre utilizando expedientes do Teatro de Animação. Mais informações sobre o grupo e o espetáculo podem ser acessadas no Perfil de Instagram @boiunalunateatro.