Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Equipe da UFPB participa do I Regional Nordeste de Rugby em Cadeira de Rodas

Equipe da UFPB participa do I Regional Nordeste de Rugby em Cadeira de Rodas

publicado: 25/09/2023 11h21, última modificação: 26/09/2023 10h05
A Arretados Quad, da UFPB, disputará partidas com a Lampiões, da UFPE. A entrada é gratuita

Foto: ABRC Rugby em Cadeira de Rodas

Nos dias 28 e 29 de setembro a equipe Arretados Quad Rugby, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), participa do I Regional Nordeste de Rugby em Cadeira de Rodas. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Atividade Física Adaptada para Pessoas com Deficiência (Lepafa-UFPB), e será realizado no Ginásio do Instituto dos Cegos da Paraíba, em João Pessoa. A entrada é gratuita.

Do Rugby em cadeira de rodas participam atletas com tetraplegia (comprometimento nos membros superiores e inferiores) ou tetraequivalência, pessoas com má formação congênita, com paralisia cerebral, que não, necessariamente, são pessoas que usam a cadeira de rodas para locomoção.

As partidas serão disputadas em duas modalidades do rugby em cadeira de rodas – o rugby em cadeira de rodas paralímpico e o rugby 5. Existem algumas diferenças entre as modalidades: no primeiro, os atletas participam em times de 04 pessoas, jogando em 4 tempos de 8 minutos. No segundo, participam atletas com paraplegia, jogando 5 contra 5, em 2 tempos de 12 minutos.

A equipe Arretados Quad Rugby é fruto do projeto de extensão “Condicionamento Físico e esportes para pessoas com lesão medular”, coordenado pela professora do Departamento de Educação Física da UFPB Elaine Souto, que também está à frente do Lapafa-UFPB. O projeto de extensão da UFPB tem como objetivo promover o acesso das pessoas com deficiência física na prática do Rugby em cadeira de rodas.

Ela explica que a outra equipe que também participará do evento, a Lampiões, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também é fruto de projeto de extensão naquela universidade, coordenado pelo Prof. Saulo Fernandes Melo de Oliveira. Ambos os projetos foram estimulados pela Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), que contribuiu com a oferta de cursos de formação e arbitragem para o fomento da modalidade na região.

“Assim que saímos do isolamento social em virtude do Covid-19, iniciamos as atividades na quadra. Inicialmente, começamos com 4 pessoas com lesão medular, uma delas com tetraplegia, e os demais com paraplegia. Como as pessoas com tetraplegia possuem um maior comprometimento motor, resolvemos iniciar com o Rugby em cadeira de rodas”, explicou a docente.

O I Regional Nordeste de Rugby em Cadeira de Rodas conta com o apoio da UFPB, que também disponibilizará o transporte adaptado para fazer o translado dos atletas da UFPE para o evento; Centro Profissional e Tecnológico e Escola Técnica de Saúde da UFPB (CPT-ETS); Keego Consultoria Tecnológica; Comitê Paralímpico Brasileiro; Instituto dos Cegos da Paraíba; e Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva da UFPB (Lafe-UFPB), que realizará atendimento de fisioterapia aos atletas durante o evento.

A professora Elaine Souto convida o público a prestigiar o evento e garante partidas empolgantes.

“Desde que fizemos o I Aberto de Rugby em cadeira de rodas, em maio, temos recebido pessoas com deficiência na nossa extensão com vontade de conhecer a modalidade. Quem faz um treino, fica! Começamos com 4 e já estamos com 25 participantes. E, junto com a ABRC, iniciamos uma proposta para as crianças a partir de 11 anos. O que chama a atenção das pessoas é que é uma modalidade dinâmica, de contato e de trabalho em equipe. As cadeiras de rodas específicas, proporcionam maior funcionalidade para os participantes, vale a pena conhecer”, concluiu.

O evento também terá transmissão no Canal do YouTube da ABRC. O Ginásio do Instituto dos Cegos da Paraíba fica localizado na Av. Matogrosso, 142, no Bairro dos Estados, em João Pessoa.

Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas por meio dos perfis @lepafa_ufpb e @abrcquadrugbybrasil. Ou pelo número de WhatsApp 83 98683-6416 – Profa. Elaine Souto.

Confira a programação do torneio:

Dia 28 set
Jogo 1 - 15h - 16h - Arretados A x Arretados B