Notícias
Encontro Unificado no Campus IV reforça protagonismo acadêmico da UFPB na região do Vale do Mamanguape
Após uma semana inteira de atividades em João Pessoa, o XII Encontro Unificado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) chegou ao Campus IV (Rio Tinto/Mamanguape). A solenidade que abriu o evento no Litoral Norte ocorreu na noite da última segunda-feira (2), no Auditório do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCAE). Assim como no campus Sede, o Encontro Unificado em Rio Tinto e Mamanguape congrega as 25ª, 26ª e 31ª edições dos Encontros de Extensão (Enex), de Iniciação à Docência (Enid) e de Iniciação Científica (Enic).
O mote do Encontro este ano é ‘A UFPB como protagonista da diversidade, saberes, tecnologias e inovações’, e foi em torno desses pontos que se desenvolveram as falas dos integrantes da mesa de abertura do evento. Entre eles, a Vice-Reitora da UFPB, professora Mônica Nóbrega, os Pró-Reitores de Pesquisa e de Extensão, professores José Roberto do Nascimento e Bernardina Freire, respectivamente, e o Diretor do CCAE, professor Joseilme Rodrigues. Além da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), que enviou ao evento a Coordenadora Acadêmica, professora Uyguaciara Castelo Branco, a mesa contou também com representação estudantil e do quadro técnico-administrativo local.
A Vice-Reitora Mônica Nóbrega saudou os participantes e parabenizou os organizadores do evento, sobretudo pelo pouco tempo de trabalho que a nova gestão teve para produzir as atividades. Ela também destacou, em seu discurso, a importância da diversidade e da inclusão, enfatizando que a universidade deve ser um espaço democrático e de pertencimento.
“É esse sentimento de pertencimento que é inclusão. Eu fico muito feliz quando vejo os alunos apresentando os trabalhos que desenvolveram nos projetos que fizeram parte, com base científica, com técnica e humanização, mas ainda mais feliz, meus colegas, ao ouvir toda essa equipe falando essas palavras tão maravilhosas aos nossos ouvidos como, por exemplo, essa questão da democracia. É uma questão muito importante! A universidade não é apenas um espaço técnico. Aqui, nós precisamos formar cidadãos conscientes, éticos e comprometidos. Isso não se faz sem democracia”, enfatizou Mônica Nóbrega.
Em seguida, a titular da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), professora Bernardina Freire, lembrou, em sua fala, da importância da extensão universitária como espaço dialógico e inovador que conecta a UFPB à sociedade, promovendo transformação social. Em celebração aos 25 anos do Encontro de Extensão, ela reforçou o discurso da Vice-Reitora Mônica Nóbrega sobre a retomada da democracia na UFPB após anos difíceis e se comprometeu, no exercício da Proex, a fortalecer a função social da Universidade.
Já o Pró-Reitor de Pesquisa, professor José Roberto, ressaltou a importância da iniciação científica no despertar de jovens para a pesquisa e inovação acadêmicas.
E o diretor do CCAE, Joseilme Fernandes, fechou o momento dos discursos. O docente salientou que o evento demonstra, em geral, como os saberes, as tecnologias e as inovações produzidas pela comunidade acadêmica local impactam na região. Ele também afirmou que a extensão, destaque de sua fala, é o pilar do tripé universitário que mais possibilita mostrar à coletividade universitária que o aprender é uma via de mão dupla.
Lançamento de Livros
A solenidade de abertura do XII Encontro Unificado também ficou marcada pelo lançamento de quatro livros. As publicações, que tratam sobre educação, secretariado e administração, são frutos de projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos no Campus IV. Os livros estão disponíveis na íntegra, de forma gratuita, na página da Editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB e da Editora Enterprising.
Mesa redonda
Uma mesa redonda com o mesmo tema do Encontro Unificado aconteceu na sequência da cerimônia de abertura. Na ocasião, os professores Jassuipe Morais, Luiz Sérgio e Luziana Silva, todos do Campus de Rio Tinto/Mamanguape, debateram como a internacionalização, a sustentabilidade e gestão de tecnologia podem contribuir para tornar o ambiente universitário um espaço inclusivo e inovador.
Apresentação de 170 trabalhos
A apresentação dos trabalhos inscritos no Encontro Unificado ocorreu na terça-feira (3), no dia seguinte à abertura do evento. Foram mais de 170 apresentações que aliaram excelência acadêmica e responsabilidade social, demonstrando, também, a importância da produção científica da UFPB para a região do Vale do Mamanguape.