Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Egresso da UFPB conquista 3º lugar no Prêmio Bicicleta Brasil 2025 com projeto de mobilidade sustentável
conteúdo

Notícias

Egresso da UFPB conquista 3º lugar no Prêmio Bicicleta Brasil 2025 com projeto de mobilidade sustentável

publicado: 02/12/2025 16h00, última modificação: 02/12/2025 16h00
Iniciativa destaca uso de dados abertos para promover mobilidade ativa e reduzir desigualdades territoriais

Egresso da UFPB conquista 3º lugar no Prêmio Bicicleta Brasil 2025 com projeto de mobilidade sustentável

O bacharel em Direito Filipe Santiago Luna, formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi premiado pelo Ministério das Cidades com o 3º lugar nacional no Prêmio Bicicleta Brasil 2025, na categoria Planejamento – Organizações da Sociedade Civil. O reconhecimento destaca iniciativas que fortalecem a mobilidade ativa e sustentável em todo o país.

O projeto premiado, intitulado “CicloData”, utiliza dados abertos de transporte público (GTFS) e de sistemas de bicicletas compartilhadas (GBFS) para mapear a conectividade urbana, identificar áreas sem cobertura — os chamados “desertos de mobilidade” — e apoiar estratégias de transporte de baixo carbono. 

Para Filipe, o prêmio representa “um reconhecimento da importância de usar dados abertos para enfrentar desigualdades territoriais e orientar políticas de mobilidade sustentável”. A metodologia foi aplicada inicialmente no Rio de Janeiro e chamou atenção pela capacidade de integrar mobilidade ativa, planejamento urbano e redução de desigualdades territoriais.

Ao longo de sua trajetória profissional, Filipe Santiago tem atuado em projetos de desenvolvimento urbano, planejamento territorial e análise espacial. Ele também participou da operação do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, trabalha no aprimoramento de ferramentas digitais que apoiam políticas públicas voltadas à descarbonização dos transportes e à ampliação da acessibilidade urbana em cidades brasileiras e latino-americanas.

Sobre o Prêmio Bicicleta Brasil

Promovido pelo Ministério das Cidades, o prêmio reconhece anualmente iniciativas — de instituições, organizações e indivíduos — que contribuem para o fortalecimento da mobilidade ativa no Brasil, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, inclusivo e de baixo impacto ambiental. Para conhecer todos os vencedores de 2025, acesse.

* * *
Texto: Marcos da Paz
Imagem: Divulgação
Ascom/UFPB