Notícias
Egresso da UFPB conquista 3º lugar no Prêmio Bicicleta Brasil 2025 com projeto de mobilidade sustentável

O bacharel em Direito Filipe Santiago Luna, formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi premiado pelo Ministério das Cidades com o 3º lugar nacional no Prêmio Bicicleta Brasil 2025, na categoria Planejamento – Organizações da Sociedade Civil. O reconhecimento destaca iniciativas que fortalecem a mobilidade ativa e sustentável em todo o país.
O projeto premiado, intitulado “CicloData”, utiliza dados abertos de transporte público (GTFS) e de sistemas de bicicletas compartilhadas (GBFS) para mapear a conectividade urbana, identificar áreas sem cobertura — os chamados “desertos de mobilidade” — e apoiar estratégias de transporte de baixo carbono.
Para Filipe, o prêmio representa “um reconhecimento da importância de usar dados abertos para enfrentar desigualdades territoriais e orientar políticas de mobilidade sustentável”. A metodologia foi aplicada inicialmente no Rio de Janeiro e chamou atenção pela capacidade de integrar mobilidade ativa, planejamento urbano e redução de desigualdades territoriais.
Ao longo de sua trajetória profissional, Filipe Santiago tem atuado em projetos de desenvolvimento urbano, planejamento territorial e análise espacial. Ele também participou da operação do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, trabalha no aprimoramento de ferramentas digitais que apoiam políticas públicas voltadas à descarbonização dos transportes e à ampliação da acessibilidade urbana em cidades brasileiras e latino-americanas.
Sobre o Prêmio Bicicleta Brasil
Promovido pelo Ministério das Cidades, o prêmio reconhece anualmente iniciativas — de instituições, organizações e indivíduos — que contribuem para o fortalecimento da mobilidade ativa no Brasil, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, inclusivo e de baixo impacto ambiental. Para conhecer todos os vencedores de 2025, acesse.
