Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dois artigos científicos da UFPB estão entre os vencedores de concurso promovido pela Câmara dos Deputados
conteúdo

Notícias

Dois artigos científicos da UFPB estão entre os vencedores de concurso promovido pela Câmara dos Deputados

publicado: 12/07/2024 12h07, última modificação: 12/07/2024 12h13
Nas sete edições do certame, a UFPB integrou lista de premiados em três delas
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Câmara dos Deputados. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Dois trabalhos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão entre os vencedores do VII Concurso de Artigos Científicos da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. A lista com os agraciados foi divulgada no início deste mês de julho e trouxe os três trabalhos vencedores em cada uma das três categorias do certame, totalizando, assim, nove artigos premiados. 

A UFPB conquistou o primeiro lugar (ouro) na categoria ‘Esporte Educacional e Inclusão Social’ com o artigo ‘Conquistando o equilíbrio: desempenho acadêmico e motivação para aprender dos estudantes-atletas universitários’. A Universidade obteve também a segunda posição (prata) na categoria ‘Políticas Públicas do Esporte’, por meio do trabalho ‘O jogo da praça e a configuração de uma cidade brincante’. 

O autor do artigo da UFPB que logrou a primeira posição é o aluno egresso da graduação em psicopedagogia Brenno Eloy da Cunha Maribondo. Segundo o estudante, o artigo científico apresentado no concurso é proveniente de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O tema desenvolvido em ambos – relação entre motivação e desempenho acadêmico de estudantes atletas universitários – começou a ser estudado por Brenno ainda enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da UFPB. Segundo o estudante, a temática tem grande potencial de pesquisa, razão pela qual o artigo foi agraciado pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados.

Brenno Eloy. Foto: Arquivo Pessoal

“Tendo em vista que muito se fala apenas de tópicos esportivos ou acadêmicos de modo isolado, o que o trabalho faz é relacionar esses dois tópicos e, ao relacionarmos essas questões, é possível ter uma visão mais holística da temática. Essa discussão toda ainda está em desenvolvimento pela academia”, afirma Brenno sobre o diferencial do seu artigo. 

De acordo com o discente egresso, uma nova pesquisa com estudantes-atletas universitários, a partir de novas variáveis e perspectivas, está sendo produzida. Com ela, a expectativa é trazer mais um prêmio para a UFPB, apresentando-a na modalidade ‘Acadêmico’ dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que serão disputados em outubro deste ano. 

O segundo trabalho da UFPB premiado no VII Concurso de Artigos Científicos da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados é oriundo de tese defendida em 2023 por Rodrigo Wanderley de Souza-Cruz, aluno egresso do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (PAPGEF), que é oferecido em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE). A tese e o artigo dela originado discutem o valor do jogo nos espaços de convivência para modificar a cultura de uma cidade, usando como exemplo a capital paraibana, sugerindo que esse tema seja incluído nas diretrizes urbanas de forma conjunta às discussões sobre mobilidade, habitação, saneamento, entre outros. 

“Acredito que o tema do estudo é sugestivo, atual e inovador. Investigamos a tendência sociocultural e existencial da cidade de João Pessoa por meio da análise dos jogos que ocorrem em suas praças. Observamos se esses espaços são frequentados pelos seus moradores, se a gerência sobre seus espaços ocorre de forma participativa e inclusiva e também se as praças, em sua configuração arquitetônica, estabelecem alguma provocação a seus moradores para se movimentarem por meio de jogos”, explica Rodrigo. 

Rodrigo Wanderley. Foto: Arquivo Pessoal

Ainda conforme o egresso, existe uma articulação com outros pesquisadores do tema, o que possibilitará novas produções de conhecimento sob outros formatos. Entre esses materiais, estão livros com imagens dos jogos das praças e curtas-metragens financiados por meio de editais de cultura. 

“Também desejamos levar jogos para as praças, principalmente as que não possuem ou pouco vivenciam. A ideia é construir parcerias com escolas que estão no entorno das praças, com professores das unidades escolares e levar membros de grupos de pesquisa e de extensão da UFPB”, acrescenta o pesquisador sobre o impacto de seu trabalho. 

UFPB já foi premiada em outras duas edições do concurso

Em 2022, a UFPB repetiu o primeiro lugar na categoria ‘Esporte Educacional e Inclusão Social’ do concurso. Na ocasião, o trabalho da Universidade que ficou entre os vencedores foi ‘Sexismo no futebol: vivência de atletas e torcedores da Paraíba’, derivado de monografia homônima da aluna egressa Maria Eduarda Bezerra Lacerda, do Bacharelado em Educação Física da UFPB. 

Já em 2019, o premiado foi o professor Mateus Finco, do Departamento de Psicopedagogia (DPSP), ligado ao Centro de Educação (CE) da Universidade. Foi com o artigo ‘Gestão Esportiva: a importância da governança corporativa’, de sua autoria, que a UFPB logrou o primeiro triunfo no certame. Além disso, o professor Mateus Finco tem participação na conquista deste ano, uma vez que é o orientador do TCC de Brenno Eloy e co-autor do artigo submetido ao concurso. 

Clique nos links a seguir e saiba mais sobre os trabalhos ‘Conquistando o equilíbrio: desempenho acadêmico e motivação para aprender dos estudantes-atletas universitários’ e ‘O jogo da praça e a configuração de uma cidade brincante’

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Lula Marques/Agência Brasil e Arquivo Pessoal dos alunos
Ascom/UFPB