Notícias
Docentes da UFPB se destacam em competição de natação em mar aberto
Ao longo de 2022 os docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Elaine Espíndola, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM), e Marcílio Onofre, do Departamento de Música (Demus), participaram de diversas competições de natação em piscina e águas abertas, e foram premiados em vários eventos esportivos.
Os servidores da UFPB participaram, no último final de semana, da 12ª etapa da 9a Copa Brasil de Águas Abertas, realizada nos dias 03 e 04 de dezembro, no mar da praia de Inema, em Salvador-BA. O evento é um circuito nacional realizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA.
O professor Marcílio Onofre foi campeão individual na categoria “Sênior D”, para atletas de 40 a 44 anos. “Para mim foi muito especial nadar a Copa Brasil e confesso que fiquei surpreso com os resultados. Tive a oportunidade de subir ao pódio algumas vezes e de vencer cada uma das três metragens do circuito, 1,5km, 2,5km e 5km. Pela minha experiência, a prática do esporte tem trazido muitos benefícios e tem sido fundamental para a manutenção não apenas de um corpo saudável e funcional, mas também tem ajudado a manter a mente oxigenada”, destacou o docente.
A professora Elaine Espíndola participou na categoria sênior E, na prova de 1,5km realizada no dia 03 de dezembro, e na de 2,5km ocorrida em 04 de dezembro. “Cada mar que você nada é uma aventura diferente. Em Inema, na última etapa, a gente nadou no meio dos corais junto com os peixes. Cada prova é diferente, cada mar é uma aventura diferente”, disse a professora.
Elaine destaca o quanto a prática esportiva é benéfica também para suas atividades como servidora da UFPB, sendo saudável não só para o corpo, mas também para a mente.
Nas piscinas
Na última etapa do Campeonato Paraibano Master de Natação, realizada no clube Acqua R1/ECCB, em João Pessoa, nos dias 10 e 11 de dezembro, a psicóloga do Centro de Referência em Atenção à Saúde da UFPB (CRAS/UFPB), Tercia Pereira de Lima Araújo, foi premiada com medalha de ouro durante a competição.
Nessa etapa, a professora Elaine Espíndola recebeu medalhas de ouro nas provas de 100 metros Borboleta, 200 metros Medley e Revezamento 4x50 metros livre feminino, e o professor Marcílio Onofre venceu as duas provas individuais disputadas, de 100 metros borboleta e 100 metros peito, ganhando também a medalha de ouro na prova de revezamento 4x50 medley misto.