Notícias
Definida banca organizadora do concurso público da UFPB
Foi publicada, na edição desta quinta-feira (8) do Diário Oficial da União (DOU), a confirmação do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) como organizador do concurso público da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A seleção terá a finalidade de preencher 92 vagas na carreira de técnico-administrativo (de níveis médio, intermediário e superior).
O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, informou, nesta quinta (8), que o edital está em fase de elaboração e deve ser publicado pela banca organizadora no final do próximo mês de outubro, estabelecendo o calendário do certame. Ainda, segundo ele, as vagas serão para provimento imediato, após a homologação dos resultados. “Assim que terminar o concurso e pudermos fazer a nomeação, o faremos. As nomeações acontecerão a partir de 2023, uma vez que estamos em período de eleições”, salientou o Reitor.
Segundo a Pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep), Profa. Rita de Cássia Pereira, nos últimos anos a UFPB teve uma redução significativa dos seus quadros, principalmente devido às aposentadorias. Entre os cargos com maior demanda está o de assistente em administração. Assim, embora esteja prevista a oferta de mais de 70 vagas para este cargo no presente concurso, há a possibilidade de que seja convocada grande parte do cadastro de reserva durante seu período de vigência.
Neste contexto de necessidade de repor a força de trabalho da UFPB, em virtude das diversas formas de vacância, o Reitor informou ainda que a intenção da Instituição é promover um novo concurso em 2023, com a oferta de uma quantidade significativa de vagas. “É importante que quem tem interesse em ser servidor da UFPB fique bastante atento para que possa ingressar e colaborar com o desenvolvimento desta Universidade”, disse o Prof. Valdiney Gouveia.
O último concurso público da UFPB para técnicos administrativos foi lançado em 2018 (edital no 122/2018) e está válido até 26 de maio de 2023. Neste ano já ocorreram 56 nomeações para a carreira administrativa por meio do referido edital.