Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Controle populacional e ação contra o abandono de animais é tema de palestra gratuita na UFPB

publicado: 08/05/2023 18h13, última modificação: 08/05/2023 18h13
Evento será ministrado pelo Coordenador de Bem-estar Animal da Prefeitura de João Pessoa

Foto: Angélica Gouveia

Nesta quarta-feira (10), a partir das 9h, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, realiza a palestra “Controle populacional de animais em situação de abandono: uma ação necessária". O evento é uma realização do projeto de extensão Animais Comunitários, com o apoio da Reitoria.

O evento é aberto ao público e vai ocorrer na Superintendência de Educação à Distância da UFPB, localizada no Campus I da Universidade, em João Pessoa. Não é necessária inscrição prévia.

A palestra será ministrada por Ítalo Oliveira, Coordenador de Bem-estar Animal da Prefeitura de João Pessoa. O objetivo da ação é dialogar com a comunidade acadêmica sobre o contexto dos animais domésticos em situação de abandono na Instituição e o controle populacional destes.

A Vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira, disse que este evento faz parte de diversas ações que a Reitoria tem buscado como forma de apoiar o trabalho que vem sendo realizado pelos servidores no cuidado com os animais. “A nossa grande preocupação é o abandono nos campi da Universidade, implicando em acidentes com os próprios animais, possível proliferação de doenças para outros animais que estão recebendo cuidados e para pessoas que circulam na Universidade. Estamos com grandes expectativas para o convênio firmado com a Coordenação de Bem-estar Animal de João Pessoa”, explicou a Vice-reitora.

Para a coordenadora do projeto Animais Comunitários, Edivânia Almeida, o assunto é interessante para a comunidade acadêmica uma vez que o controle populacional dos animais domésticos em situação de abandono na UFPB ou em qualquer outro lugar é urgente, por se tratar de uma ação pública que envolve a questão da saúde pública, direito e bem-estar animal e o cuidado com o meio ambiente.

“A expectativa é que este evento traga reflexões e mudança de atitude da comunidade acadêmica, discentes e docentes, além de ações efetivas de combate ao abandono”, disse a servidora técnico-administrativa.

Sobre o projeto Animais Comunitários

O projeto de extensão Animais Comunitários busca, por meio da educação ambiental, promover a conscientização da comunidade universitária e ações de bem-estar a animais, principalmente cães e gatos, que vivem no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

O projeto já atua com ações de controle populacional praticando a captura, a castração e a devolução de felinos para o local onde vive, prática denominada C.E.D. (Captura, esterilização e devolução).

“Também organizamos eventos de adoção fora da Universidade. Fazemos ação de conscientização nas escolas públicas com crianças do ensino fundamental com temas sobre os direitos e bem-estar dos animais, controle populacional e combate aos maus tratos e abandono de animais”, disse Edivânia Almeida.

Informações sobre o projeto e sobre a palestra estão disponíveis no Instagram @animaiscomunitariosufpb.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins