Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Consuni aprova Plano de Capacitação e Qualificação de Servidores da UFPB
conteúdo

Notícias

Consuni aprova Plano de Capacitação e Qualificação de Servidores da UFPB

Oferta de 3.600 vagas, através da execução de 41 projetos inseridos em 21 programas no biênio 2018-2019, é o que prevê o Plano de Capacitação e Qualificação de Servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), recém aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
publicado: 12/03/2018 12h26, última modificação: 05/04/2019 16h20

Oferta de 3.600 vagas, através da execução de 41 projetos inseridos em 21 programas no biênio 2018-2019, é o que prevê o Plano de Capacitação e Qualificação de Servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), recém aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

O Plano de Capacitação e Qualificação está balizado pelas diretrizes estratégicas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), instrumento máximo de planejamento da UFPB, pela avaliação das ações de capacitação realizadas no exercício anterior e pelo levantamento de necessidades realizado com gestores e servidores lotados nos quatro campi da instituição. 

De acordo com a diretora da Divisão de Educação e Capacitação Profissional (DECP/Progep), Renata Benedito, as ações do plano visam aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes de docentes e técnico-administrativos, por meio de cursos na modalidade presencial e a distância, em linhas de desenvolvimento orientadas para o alcance dos objetivos institucionais. Incluem também atividades educativo-terapêuticas de promoção e atenção à saúde, que orientam ações de conscientização para que se tenha melhor qualidade de vida e bem estar no trabalho. 

O investimento de R$ 1,675 milhão nas ações de capacitação e qualificação, previstas para 2018-2019, representa 80% do orçamento total da Progep. 

 

Qualificação 

Para ampliar as oportunidades de qualificação aos servidores docentes e técnico-administrativos, a Progep publicará edital em conjunto com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), indicando programas da UFPB com vagas exclusivas para seleção de servidores da instituição. 

Segundo o pró-reitor de gestão de pessoas Francisco Ramalho, o plano é um valioso instrumento para mobilização dos conhecimentos, saberes e atitudes dos servidores no esforço conjunto para alcançar os objetivos institucionais e a referência em gestão pública entre as Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras. 

A esse respeito, a reitora Margareth Diniz ressaltou que, hoje, 76,18% dos docentes da UFPB são doutores e 55,5% dos técnico-administrativos têm pós-graduação, seja especialização, mestrado ou doutorado. "Esse contingente de profissionais de elevado nível de qualificação garante a marca da excelência que faz reconhecido o nosso trabalho. A nossa meta é elevar ainda mais esses índices”, afiançou a gestora. 

O Plano de Capacitação e Qualificação dos Servidores estará disponível para consulta no site da Progep a partir da segunda quinzena do mês de março.

 

Fonte: ACS | Fernando Caldeira