Notícias
Empreendedores do artesanato e da gastronomia fortalecem a cultura e economia local
De longe, o colorido já chamava a atenção; chegando perto, traços da cultura nordestina, imagens de fé, belas decorações, flores ou o item perfeito para presentear um familiar querido neste Natal se faziam presentes em trabalhos de pura criatividade e dedicação. A feira de artesanato e gastronomia do Natal no Campus realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no último domingo (19) completou a experiência de imersão cultural e clima festivo no último domingo (19).
O estacionamento da Reitoria da UFPB ganhou também mais tons de verde. As ondas das folhas do Asplênio crisp wave foram uma das que mais chamaram a atenção do público no estande da Jampa Flor, “essa planta todo mundo tocava achando que era artificial”; a beleza do pequeno Artúrio Mini e suas flores chamativas também cativou quem passou pelo espaço, conta a empreendedora Jerlane Góis, que começou a trabalhar com plantas um pouco antes da pandemia e agora deseja investir ainda mais na área.
“No início, vendíamos só rosas do Deserto, mas por causa de pedidos de clientes começamos a aumentar as variedades de plantas. Hoje, vendemos plantas, vasos, macramês, cachepô e adubos”, conta Jerlane.
Enquanto o filho se divertia no espaço de brinquedos gratuitos, Jerlane atendeu muitos clientes. Ela ficou sabendo que poderia expor seus produtos no Natal do Campus pelo Instagram da UFPB e não perdeu tempo, entrou em contato com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que junto com o Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular da UFPB (Nuppo), vinculado à Proex, fez a articulação do cadastro dos artesãos e artesãs do artesanato popular. “Achei muito legal o evento, super organizado. Consegui vender, sim, e ainda fiz vários contatos que podem resultar em vendas”, afirma a empreendedora.
Os desenhos, cores formas geométricas das mandalas, que para os hinduístas e budistas ajuda na concentração da prática meditativa, também fazem delas belas peças de arte trabalhadas manualmente por Catarina Barbosa. A expositora do Mandalas da Gratidão trouxe para o campus da UFPB Mandalas de vários tamanhos, tipos e temas; além de móbiles, incensário e espelhos para inspirar um clima de sensações positivas, tranquilidade e paz interior.
Ao percorrer o corredor da feira, o brilho, pedrarias, estampas e cores marcavam o espaço Ma Fernandes Acessórios, a empreendedora Marcela Fernandes não economiza a criatividade em laços, fitas, tiaras, faixas e acessórios infantis para cabelos. Já a empreendedora do Valda Artesanato expôs peças de costura em tema natalino, como passadeira de mesa, toalhas e lenços.
Suzam Kelory foi outra empreendedora participante da feira que chamou a atenção na UFPB. Artesã há 12 anos, dedica-se às criações com biscuit porcelanato, tanto em formato decorativo, quanto com aplicação em potes de vidro, ímãs e outras superfícies. “Há três anos que eu já não estava mais atuando em feiras, mas fui convidada por uma amiga para ajudá-la, pois sua renda agora é seu artesanato, e fiquei muito surpresa com o evento, muito bem organizado, com atrações divinas de encher o coração. Só de olhar as crianças tendo um momento mágico foi realmente lindo o evento!”, disse Suzam.
Sandra Artesã Crochê e renda de tenerife
Para a Pró-Reitora de Extensão da UFPB, Profa. Berla Moraes, a economia solidária marcou a feira de artesanato e gastronomia do Natal no Campus. “Esses empreendedores fazem parte de uma ação conjunta da Pró-Reitoria de Extensão junto aos Núcleos de Cultura Popular, de forma a estimular o empreendedorismo de artesãs e também fomentar a economia solidária. Então nós entramos em contato com eles para que pudessem, junto à Universidade, somar esse momento que nós estamos vivenciando, esse Natal, e poder ofertar esses produtos de forma que a Universidade apoie a economia solidária, apoie os empreendimentos fazendo com que a comunidade conheça e também usufrua dos produtos, tanto de artesanato como de gastronomia que eles ofertam à nossa sociedade”, explicou a discente.
Ainda de acordo com a Pró-Reitora, ao realizar feiras como a ocorrida e convidar os empreendedores de João Pessoa para expor seus produtos, a UFPB estimula a economia solidária, visando o fortalecimento da cultura local e da economia.
Gastronomia
O público também se deliciou com os sabores e aromas disponíveis na feira gastronômica do Natal no Campus. Uma camada de brownie, uma de brigadeiro na consistência perfeita, uma de morango em calda e outra de chantilly, tudo fresco e caseiro, foram o suficiente para conquistar o paladar de quem passou pelo estande Bérias Sabores, que também ofereceu muitas outras receitas de bolo no pote e pastas para surpreender o paladar.
“Eu amei o evento, tanto pra mim como empreendedora, que eu vendi super bem, o meu local estava muito bom, confortável, protegido; como também achei divertido. De onde eu estava eu vi toda a apresentação, escutei a música, e teve uma coisa que me chamou muito a atenção: foi a felicidade no rosto das pessoas. Eu já faço parte de várias feiras e eventos e eu vejo que deu certo; e eu me sinto lisonjeada e privilegiada em ter participado. Eu me diverti, eu empreendi e eu vi só coisas boas, eu amei ter participado”, disse Béria Santos.
Opções de lanches salgados também não faltaram e foram a aposta do Lanches da Titia. A equipe do Limas Bolo de Rolo ofereceu degustação dos produtos, com massa fininha e recheio saboroso o produto conquistou muitos clientes.
Em uma feira de gastronomia não pode faltar opções com chocolate. Carol Hojo trouxe as criações da Choco Arte para o evento com bombons, trufas e uma série de produtos exclusivos e artesanais. O Natal no Campus marcou a primeira participação da empresa em feiras e eventos, possibilitando a aproximação com a comunidade.
“Apostamos nos produtos que têm mais saída na nossa loja, que são as cápsulas de chocolate com café, as minitrufas e minibarras. Como já esperávamos as cápsulas foram as primeiras a sair, pois além de café ser a paixão nacional, é um produto diferenciado!”. A equipe aproveitou o clima natalino para divulgar o cardápio especial para o Natal. Carol afirma que ficou muito satisfeita com as vendas e feedbacks dos clientes.
A festividade de Natal da UFPB foi aberta ao público e reuniu, ao longo de seis horas, a comunidade acadêmica e público externo em uma confraternização, estimulou a economia, proporcionou a diversão de crianças e adultos e reforçou a intenção institucional de aproximar a população da Universidade.
Confira a lista dos empreendedores que participaram do Natal no Campus.
Sandra Artesã Crochê e renda de tenerife
Rangner Alfa