Notícias
Comitiva do CCJ da UFPB visita Arquivo da Faculdade de Direito do Recife e Memorial do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco
Uma comitiva do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) visitou o Arquivo da Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o Memorial do Poder Judiciário do estado de Pernambuco, na última sexta-feira (2). A iniciativa teve o apoio da Reitoria da UFPB, que forneceu o transporte para a ação.
No CCJ da UFPE, o grupo da UFPB foi recebido pela Arquivista Ingrid Escócia, que apresentou o processo de preservação dos documentos arquivísticos realizado na instituição.
Integraram a comitiva da UFPB os professores Anne Augusta, Diretora do CCJ; Duína Porto, Vice-diretora do CCJ; Gustavo Batista, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas do CCJ; Alessandra Macedo, coordenadora do curso de Direito de João Pessoa e assessora de extensão do CCJ; Clóvis Marinho, coordenador do curso de Direito de Santa Rita e Assessor de convênios do CCJ; além do servidor técnico-administrativo Pedro Felipy Cunha da Silva, Arquivista e Assessor Acadêmico-Administrativo do CCJ.
Alguns integrantes do grupo também conheceram os processos de restauração, digitalização e descrição do acervo do Memorial do Tribunal de Justiça de Pernambuco, com mediação do historiador Ivam Oliveira, enquanto a gestão da direção do CCJ participou de reunião com a direção e vice-direção da FDR/CCJ/UFPE, nas pessoas do professor Torquato de Castro Jr. e Profa. Antonella Galindo, respectivamente, para tratar de parcerias de cooperação e colaboração técnica entre os cursos de direito do CCJ/UFPB e do CCJ/UFPE.
Desta visita, participaram estudantes e professores dos cursos de Arquivologia e Direito da UFPB, além de colaboradores vinculados ao curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba.
A ação faz parte das atividades do projeto de extensão de preservação da memória do curso de Direito da UFPB, coordenado pelo servidor técnico-administrativo Pedro Felipy Cunha da Silva.
O projeto, que é vinculado à Direção do CCJ, tem como objetivo tratar e dar acesso ao acervo documental da Faculdade de Direito. Para isso, a visita teve como finalidade proporcionar aos extensionistas a visualização de técnicas de preservação e conservação, e ferramentas de difusão cultural em arquivos.
Esta ação do projeto de extensão tem relação direta com o fato de que, em 2024, o curso de Direito da UFPB completará 75 anos, e esta atividade contribuirá com o projeto de implantação do Memorial do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB.