Notícias
Com foco em sustentabilidade, evento da UFPB integra universidade e setor produtivo de cana-de-açúcar

Integrar universidade e setor produtivo foi o objetivo da Primeira Reunião Técnica sobre Cana-de-Açúcar, com o tema “Resultados e Perspectivas: Inovação e Sustentabilidade no Setor Sucroenergético”. O evento foi fruto de uma parceria entre o Grupo de Estudos em Cana-de-Açúcar (GESUCRO), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB), no campus de Areia, em parceria com a Associação de Plantadores de Cana-de-Açúcar da Paraíba (ASPLAN), e aconteceu ontem (25) na sede da ASPLAN, em João Pessoa.
A ideia foi reunir profissionais, pesquisadores, produtores e estudantes comprometidos com o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, promovendo um espaço de diálogo e atualização sobre as principais inovações e desafios atuais do setor sucroenergético.
A ação surge de um trabalho que tem sido realizado no campus de Areia de divulgar práticas de manejo sustentáveis, com uso de tecnologias de nova geração. “A iniciativa faz parte da articulação de dois projetos de extensão, o primeiro aborda a ‘Cana-de-açúcar: maximizando a produtividade dos produtores rurais com inovação e tecnologias’, fomentado pelo Edital Probex 2024/2025. O segundo projeto integra as ações de extensão do Programa de Pós-graduação em Agronomia do CCA/UFPB, que recebe fomento do Programa PROEX-PG da CAPES. Ambos já estão no seu segundo ano”, explica o José Bruno Malaquias, professor orientador do GESUCRO.
No evento foram abordados temas como uso de bioinsumos, etanol e hidrogênio verde e opções para amenizar o estresse térmico. “O manejo da cultura com novas tecnologias foi um dos aspectos que mais despertou interesse nos produtores”, contou Malaquias.
