Notícias
Cerca de 700 alunos ficam sem jantar no RU de João Pessoa após invasão
Cerca de 700 estudantes ficaram prejudicados sem a alimentação do jantar no Restaurante Universitário (RU) do Campus I, em João Pessoa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) após invasão ocorrida ao equipamento no horário do almoço, nesta quarta-feira (8), que inviabilizou o preparo da refeição do período noturno. O RU do Campus I atende a aproximadamente 2.100 alunos assistidos, que têm direito às refeições gratuitamente.
A decisão de suspender o jantar foi tomada exclusivamente pela empresa Acesso Refeições, que venceu o processo licitatório para fornecimento das refeições. O motivo foi a invasão do espaço do RU por um grupo de pessoas que subtraiu alimentos, polpas de frutas e outros itens alimentícios, danificou equipamentos, ingressou sem autorização na cozinha do restaurante, manuseando e tendo acesso aos alimentos de forma inadequada e sem higiene, além de quebrar mesa, pratos e outros objetos.
Conforme ofício enviado pela Acesso Refeições à Superintendência de Restaurantes Universitário (SRU) da UFPB, “a situação vivenciada na data pode ser caracterizada como vandalismo, causando depreciação dos bens da empresa e dano moral aos colaboradores contratados”, afirmou.
A entrada do grupo ocorreu de forma irregular, pela saída do RU, burlando o controle de acesso. Eles acessaram o refeitório onde os estudantes se alimentam e, em seguida, invadiram indevidamente a cozinha, área com acesso restrito em virtude dos cuidados com a higiene e segurança nutricional das refeições. Os invasores levaram, sem permissão, as cubas nas quais são acondicionados os alimentos para o refeitório, onde se serviram da comida que havia sido produzida para o almoço, sem que os cuidados com o manuseio tivessem sido observados e sem pagar pela refeição, no caso daqueles usuários incluídos na modalidade pagante.
“Houve danos a itens de propriedade da empresa contratada e também ao patrimônio da UFPB que está no RU. Por conta disso, a empresa responsável optou por suspender a refeição noturna. Estamos analisando o relatório técnico enviado pela empresa, com as alegações que fundamentaram a impossibilidade de fornecer as refeições na ocasião. Também, junto à Superintendência de Segurança Institucional (SSI), estamos trabalhando para identificar os responsáveis e dar os encaminhamentos possíveis, de maneira extremamente responsável, recorrendo aos órgãos e instituições competentes”, explicou o Prof. Alfredo Rangel, Pró-Reitor de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE).
Dois boletins de ocorrência (BO) foram registrados na Polícia Civil, um pela Reitoria da UFPB – que posteriormente será encaminhado à Polícia Federal para apuração das responsabilidades cabíveis – e outro pela empresa contratada.
Após o incidente, a empresa havia informado que não teria condições de funcionamento do RU nesta quinta-feira (9), mas após negociação por parte da gestão da UFPB, o Restaurante Universitário funcionou normalmente para as três refeições oferecidas – desjejum, almoço e jantar.
Na quarta-feira, os responsáveis pela invasão foram recebidos pela PRAPE, que ouviu as suas reivindicações, mas as tratativas não avançaram. Nesta quinta-feira (9), a Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira, reuniu-se com a PRAPE, a Superintendência dos Restaurantes Universitários e a Procuradoria Federal junto à UFPB para tratar sobre o caso.
Pecúnia
A Reitoria manifesta solidariedade a todos da comunidade universitária, especialmente aos cerca de 2.100 estudantes beneficiados com o auxílio restaurante universitário, que tiveram seu direito ao almoço e ao jantar tolhido nesta quarta-feira (8), mas informa que tomou as providências para que o valor seja pago nos próximos dias, por meio de pecúnia referente ao valor de um dia das duas refeições.
Valores
Conforme a SRU, os valores das refeições fornecidas nos restaurantes universitários da UFPB foram definidos mediante processo licitatório. “A empresa que apresenta a proposta mais vantajosa para a instituição consegue firmar o contrato”, disse a superintendente Daniela Karla Medeiros Vasconcelos.
No RU de João Pessoa, além dos alunos assistidos, selecionados após comprovarem a vulnerabilidade socioeconômica, a comunidade universitária que é contemplada com o benefício também pode usufruir dos Restaurantes Universitários, mediante o pagamento da taxa de R$ 10,57 (almoço) e R$ 10,33 (jantar), conquista implementada na atual gestão da UFPB.
Reunião
Também nesta quinta (9), a PRAPE, SRU e a Coordenação de Assistência e Promoção ao Estudante (COAPE) reuniram-se com um grupo de estudantes e designaram a realização de um novo encontro, no dia 20 deste mês, para tratar da temática dos restaurantes universitários, com a presença dos Diretórios Acadêmicos da UFPB.
***
Reportagem: Aline Lins e Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Reprodução/Vinícius Vieira (foto interna)