Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CAPES autoriza criação de seis novos cursos de pós-graduação na UFPB
conteúdo

Notícias

CAPES autoriza criação de seis novos cursos de pós-graduação na UFPB

publicado: 15/06/2023 11h00, última modificação: 15/06/2023 11h00
Foram aprovados cinco doutorados em áreas diversas do conhecimento

Foto: Angélica Gouveia

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC) aprovou a criação de seis novos cursos de pós-graduação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O resultado do primeiro conjunto da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) foi divulgado pela CAPES na última semana. 

Os doutorados autorizados na UFPB foram os de Ciência Política e Relações Internacionais; Informática; História; e Serviço Social, os quatro no campus de João Pessoa, e Ciência Animal, no campus de Areia. Também foi aprovado o mestrado profissional em Gestão de Documentos e Governança Arquivística, que será ofertado em João Pessoa, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Dos cinco cursos de doutorado autorizados, três estão no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Ciência Política e Relações Internacionais, História e Serviço Social. Para o Diretor do CCHLA, professor Rodrigo Freire, a aprovação dos três APCNs é motivo de orgulho para o Centro, que conta com 14 programas de pós-graduação. 

“Acho que [as aprovações] demonstram como a nossa pós-graduação e a nossa pesquisa têm atingido estágios de excelência cada vez mais”. Ainda segundo o Diretor, os cursos podem lançar os primeiros editais de seleção até o final deste ano.  

Segundo o Pró-reitor de Pós-Graduação (PRPG), professor Luiz Medeiros, outras propostas de cursos apresentadas por programas da UFPB ainda serão avaliadas pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES até o próximo mês de julho. 

Etapa inicial da criação de um curso de pós-graduação stricto sensu, a APCN considera, entre outros fatores, a relevância socioeconômica do curso, a competência acadêmica do programa proponente e a infraestrutura de ensino e pesquisa da Universidade.

O Pró-reitor Luiz Medeiros informou ainda que, após a autorização de criação do curso, a quantidade de vagas ofertadas e os cronogramas dos editais de seleção são definidos por cada programa de pós-graduação. 

* * *
Com informações da CGCOM/CAPES
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB