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Bacharelado em Física da UFPB recebe conceito 4 do MEC
Melhorias na infraestrutura, avanços na produção acadêmica do corpo docente e outros fatores possibilitaram ao curso de Bacharelado em Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a obtenção, pela segunda vez consecutiva, de nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC).
O dado foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no último mês de maio e já está disponível no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (Cadastro e-MEC). A nota 4 obtida pelo Bacharelado em Física da UFPB é a segunda mais alta na escala, que vai de 1 (nota mínima) a 5 (nota máxima).
A análise para renovação de reconhecimento do curso foi realizada de forma remota por uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com o professor Jailson Ribeiro de Oliveira, gestor da Coordenação de Regulação e Avaliação (CRA) da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), a comissão destacou melhorias nos laboratórios da área instalados na Universidade e também o fortalecimento da monitoria e do Programa de Educação Tutorial (PET).
“Esses foram os diferenciais que levaram o curso de Física a repetir o conceito 4, maior do que o índice considerado satisfatório pelo MEC, que é 3”, afirma o professor.
Conforme o Prof. Jailson, os espaços que receberam as benfeitorias foram os Laboratórios de Física Experimental I e II e o Laboratório de Física Moderna, que dão suporte aos alunos do curso e também de outros estudantes vinculados a outros centros e departamentos que cursam componentes curriculares relacionados a esta área do conhecimento.
Também foram feitas adequações de acessibilidade na Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), ao qual o curso de Física é vinculado, além de terem sido estabelecidos contratos para acesso digital à bibliografias mais contemporâneas da área.
Na visão do coordenador do bacharelado em Física da UFPB, professor Jansen Brasileiro Formiga, outras ações realizadas pela gestão do curso permitiram a manutenção do conceito elevado. “Aumentamos o número de experimentos realizados durante o semestre, ampliamos a quantidade de turmas com número menor de estudantes – antes eram 50 alunos por turma, agora são no máximo 30 – e realizamos a contratação de três professores/pesquisadores da área de Física Experimental”, enumera o docente.
Sobre o CPC
O CPC é um índice calculado para todos os cursos de graduação ofertados no país e leva em consideração o desempenho dos discentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a qualidade do corpo docente de cada curso, a percepção dos alunos sobre a graduação cursada e o Índice de Valor Agregado (IDD), outra variável calculada pelo para mensurar a qualidade do ensino superior brasileiro. Com o Enade e o Índice Geral de Curso (IGC), o CPC compõe a tríade do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Os próximos cursos de graduação da UFPB a serem analisados pela Comissão do Inep serão Relações Internacionais, Estatística e Antropologia. As avaliações dos dois primeiros cursos ocorrerão na segunda quinzena de junho e a do curso de Antropologia acontecerá em julho, em data a ser definida.