Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Artigo publicado por professoras da UFPB é citado em questão do Enem 2021
conteúdo

Notícias

Artigo publicado por professoras da UFPB é citado em questão do Enem 2021

publicado: 25/11/2021 16h25, última modificação: 26/11/2021 18h29
Artigo intitulado “Artistas por um dia?” foi abordado na prova de Sociologia

profs citadas no enem.jpeg

As professoras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Vivian Galdino de Andrade, do Departamento de Educação do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA)no Campus de Bananeiras, e Rita Cristiana Barbosa, do Departamento de Ciências das Religiões do Centro de Educação, Campus de João Pessoa, tiveram texto citado em uma das questões da prova de Sociologia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O artigo de autoria das docentes “Artistas por um dia?: cultura e gênero em Cabaceiras” integrou a prova aplicada no último domingo (21).

O texto mencionado na prova citava o paraibano Zé de Sila, figura conhecida na cidade de Cabaceiras, famosa por ser a Roliúde Nordestina. “Conheci seu Zé de Sila em 2008, quando produzia minha dissertação de mestrado intitulada Um lugar de produção e a produção de um lugar: relatos de experiências educativas em Cabaceiras, submetida ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. O contato com a cidade e as pessoas que compõem aquele lugar me fizeram vislumbrar vidas que se educam por meio das experiências, que – no caso de seu Zé de Sila –, construíam-se por meio da participação em filmes, como figurantes”, contou a Profa. Vivian Galdino.

Questão da prova de Sociologia no Enem 2021:

 

A Profa. Rita Cristiana Barbosa explicou que “a parte do texto que conta a vida, experiências e sentidos do figurante é um fragmento da dissertação da Profa. Vivian. Já à minha escrita coube fazer a conexão dos relatos trazidos pelo figurante com as questões de gênero, especialmente pelo estabelecimento de modelos de masculinidade nordestina, pautadas no machismo e patriarcado, permitindo-nos compreender a identidade masculina como uma produção imagético discursiva, que se movimenta dentro de um dinamismo cultural e regional”, explicou.

O artigo citado na prova do Enem foi apresentado no II Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: culturas, leituras e representações, realizado na UFPB em 2009. Ter um fragmento de texto citado numa prova tão importante como a do Enem nos deixa felizes, trazendo uma sensação de reconhecimento da produção intelectual e uma satisfação pela amplitude da leitura do que você escreveu, já que cerca de 2,3 milhões compareceram às provas de domingo (21), em mais de 1,7 mil municípios do nosso país. Além disso, divulga e representa o nome da nossa instituição. Foi uma grata surpresa!”, comentou uma das autoras, a Profa. Rita.

Autora da dissertação, a Profa. Vivian Galdino de Andrade falou da sua satisfação com esse trabalho. “Tomei sua experiência de vida como tema a ser debatido, compondo saberes que tecem uma ‘ciência da singularidade’. Minha dissertação compõe um dos melhores momentos de minha vida acadêmica e pude reviver novamente este sentido quando assisti Seu Zé de Sila no Jornal da Paraíba. Fiquei imensamente feliz em saber que este dia entraria para as melhores lembranças dele. Enfim, foi para mim uma grata surpresa”, disse Vivian Galdino.

***
Reportagem: Glaucy Grangeiro
Edição: Aline Lins
Foto: Arquivo pessoal