Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Artigo de estudantes da UFPB é premiado no Congresso Brasileiro de Cardiologia
conteúdo

Notícias

Artigo de estudantes da UFPB é premiado no Congresso Brasileiro de Cardiologia

publicado: 29/11/2024 11h31, última modificação: 29/11/2024 11h45
Estudo sobre o impacto da pandemia nas doenças cardiovasculares recebeu o prêmio de artigo mais citado do ano de 2023
Foto:
Da esq. p/ dir.: aluno Paulo Garcia e prof. Marcelo Tavares

Estudantes do curso de medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o Instituto do Coração (InCor), publicaram um artigo intitulado “Redução na Hospitalização e Aumento na Mortalidade por Doenças Cardiovasculares durante a Pandemia da COVID - 19 no Brasil” que foi premiado no 79° Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado em Brasília, no último mês de setembro. O estudo analisou o impacto da pandemia da COVID-19 no atendimento de doenças cardiovasculares no Brasil. 

A pesquisa, publicada na revista ABC Cardiol, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), foi premiada como o artigo mais citado do ano de 2023, e possui fator de impacto 2,0. 

A metodologia da pesquisa envolveu a análise de mais de 35 milhões de procedimentos, 1 milhão de internações e de 140 mil óbitos hospitalares relacionados a doenças cardiovasculares, utilizando a base de dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os resultados revelaram uma queda de 45% nos procedimentos e 20% nas cirurgias realizadas durante o ano da pandemia, em comparação com anos anteriores. Houve também uma diminuição de 15% nas internações e 8% nos óbitos por doenças cardiovasculares. No entanto, o dado que mais se destacou foi o aumento de 9% na letalidade intra-hospitalar por essas doenças, levantando questionamentos sobre o acesso aos serviços de saúde e o impacto indireto da COVID-19 sobre pacientes cardiovasculares.

Os discentes Paulo Garcia, Gabriela Fonseca, Rodrigo Ferreira e Victor Agripino, todos da UFPB, iniciaram a pesquisa em encontros online durante a suspensão das aulas presenciais. A ideia de analisar o impacto da pandemia nas doenças cardiovasculares surgiu após uma das estudantes, Gabriela Fonseca, dar a ideia de publicarem um artigo em um congresso online sobre cardiologia pediátrica. Sob a orientação do professor Marcelo Tavares, do Departamento de Medicina Interna (DMI), o trabalho expandiu-se para uma análise abrangente dos efeitos da pandemia sobre o sistema de saúde brasileiro.

O estudante e um dos autores do artigo, Paulo Garcia, fala da sensação de ter o artigo premiado.

"Ser reconhecido por uma das sociedades médicas mais importantes do Brasil trouxe uma sensação única de realização, tornando nosso momento de conclusão de curso ainda mais especial e significativo. Vale ressaltar também que fomos premiados com base em um critério objetivo. Isso mostra também que nosso trabalho teve uma forte aceitação dentro da comunidade científica e validou a qualidade dos nossos esforços", afirmou. 

Além do reconhecimento, o processo de pesquisa foi um marco importante para o grupo, que enfrentou o desafio de trabalhar com uma grande quantidade de dados em constante atualização. Segundo Paulo, a coordenação do professor Marcelo foi essencial para o sucesso do estudo, que se destaca como um registro fundamental do impacto da pandemia nas doenças cardiovasculares.

O artigo na íntegra pode ser acessado na Revista ABC Cardiol.

* * *
Texto: Flávia Lúcia Santana
Edição: Marcel Vieira
Fotos: Arquivo Pessoal
Ascom/UFPB