Notícias
Aluno e idealizador de startup da UFPB é selecionado para programa de formação de lideranças do país
Foi unindo a paixão pela inovação com o aprendizado que o estudante de Engenharia de Energias Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Richard Bivar idealizou a startup Mindsun - Monitoramento Inteligente de Energia. Diretor do projeto criado em parceria com Mônica Cunha, Richard foi um dos 64 selecionados dentre 13 mil inscritos para o Programa de Formação de Lideranças do Brasil (ProLíder), uma iniciativa que visa a formação e o desenvolvimento de lideranças no país.
Idealizado pelo Instituto Four, o programa reúne jovens talentos de diversas áreas possíveis como sustentabilidade, saúde e política, que em comunidades são instigados a solucionar os maiores problemas do país a fim de entregar resultados concretos e positivos para a sociedade, gerando, assim, transformações para o desenvolvimento do Brasil.
Dessa forma, o projeto da Mindsun e as ideias de Bivar destacaram-se durante a seleção, o que levou o jovem a integrar-se na equipe do ProLíder. Sobre o resultado, Richard disse estar feliz com a oportunidade de aprender com figuras conhecidas mundialmente e por poder levar as problemáticas dos interiores do Nordeste para debater no programa.
Segundo o estudante, que já passou por programas de mentorias de grandes empresas como a Meta, Inc., a experiência requer empenho e horas de trabalho, mas se mostra satisfatória.
“O processo é bem trabalhoso. Precisamos de uma dedicação muito grande. Trabalhamos com resumos, materiais, grupos de estudos e também nos deslocamos para São Paulo durante alguns dias da semana para debatermos presencialmente com algumas autoridades maiores. A partir de agosto começa uma nova fase, o que indica que ainda vem muita coisa pela frente”, relatou.
De acordo com Richard, o desejo pelo empreendedorismo surgiu desde cedo, ainda na infância. O primeiro contato que o estudante teve com a área e que o despertou para tirar do papel o sonho de criança foi durante a graduação no curso de Engenharia de Energias Renováveis por meio da participação na Empresa Júnior Soluções e Inovações em Energia (SIE), também do curso.
“A SIE me motivou a participar de uma competição de startup da Google. Depois da competição sabia que queria empreender no segmento de sustentabilidade, então comecei a estudar como eu poderia inovar no setor elétrico”, contou Richard.
O tutor do projeto, Prof. Cleonilson Protásio, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear), foi um dos primeiros a ouvir a proposta da startup e enxergar o potencial dela. Segundo ele, a visão de liderança e de empreendedorismo de Richard era uma habilidade que já se destacava no aluno, mesmo no início da idealização do projeto.
“Hoje eu tenho a plena certeza que o Richard é um líder nato. Ele sabe agrupar pessoas, é um empreendedor. Então, o Richard merece ter sido selecionado para o ProLíder”, acrescentou o professor.
A Profa Kelly Gomes, Diretora-Presidente da Agência UFPB de Inovação Tecnológica da UFPB (Inova), o Núcleo de Inovação Tecnológica no qual a Mindsun está incubada, também comentou a conquista de Richard.
“A Inova tem como meta promover o espírito empreendedor e de liderança para todos os integrantes das startups incubadas, bem como possibilitar às suas incubadas um ambiente integrador e de cooperação com parceiros do ecossistema de inovação paraibano e nacional. Saber que a Inova pôde contribuir para que um sócio de suas incubadas pudesse participar de um programa como esse é de extrema alegria”, contou a professora Kelly.
Para Richard, a chance de fazer parte do ProLíder chegou no momento certo e, segundo ele, o aprendizado contribuirá para o seu crescimento pessoal e profissional, materializando-se em novas oportunidades de ajudar a sociedade como um todo.
A Startup
Desenvolvida há 2 anos, a ideia inovadora tem gerado reconhecimento e premiações. Em abril deste ano, a Mindsun foi uma das campeãs do HackBrazil em Harvard, realizado em Boston, nos Estados Unidos. A startup paraibana conquistou o 3º lugar na competição entre as cinco melhores startups brasileiras convidadas. Atualmente, a empresa já acumula outros prêmios e ainda conta com participação em documentários.
Incubada na Inova, a startup de energia entrou no mercado buscando ajudar pequenas e médias empresas a reduzirem seus custos em eletricidade.
Como explica Richard, o processo de atuação da empresa concentra-se em duas etapas. Inicialmente, através da gestão inteligente instalada por meio de medidores (desenvolvidos nos laboratórios da UFPB) se torna possível fornecer um panorama geral sobre o perfil de consumo de energia do lugar, fazendo com que o mesmo consiga evitar desperdícios, multas e ainda consiga reduzir um percentual considerável na sua conta.
Com todo o panorama em mãos, depois da execução da gestão inteligente, a startup apresenta aos clientes fontes sustentáveis de energias como parques eólicos, usinas de energia solar e realizam uma ponte entre os clientes e empresas geradoras de energias renováveis.