Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Aluno da UFPB conquista primeiro lugar em premiação do Conselho Regional de Economia
conteúdo

Notícias

Aluno da UFPB conquista primeiro lugar em premiação do Conselho Regional de Economia

publicado: 25/11/2024 19h18, última modificação: 25/11/2024 19h18
TCC sobre infraestrutura logística e exportações no Nordeste destacou-se no XIII Prêmio de Economia Celso Furtado

Foto: Arquivo Pessoal

Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no âmbito do curso de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) conquistou o primeiro lugar do XIII Prêmio de Economia Celso Furtado, iniciativa do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon). A pesquisa, que, em linhas gerais, avalia dados do comércio internacional e da infraestrutura logística do Nordeste, foi realizada pelo aluno egresso Giuseppe Costa Severgnini, sob orientação da professora Márcia Paixão. 

A solenidade de premiação ocorreu na última quinta-feira (21), no Campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com a participação de Giuseppe e da professora Márcia, representando a UFPB e o Departamento de Economia (Decon) da Instituição. Ambos receberam, na ocasião, certificados. O estudante recebeu também uma premiação em dinheiro. 

Na avaliação do aluno premiado, o recebimento do prêmio é muito gratificante e também é resultado de sua atuação no projeto de extensão COMEX UFPB, voltado à área de comércio exterior, tema de seu TCC.  

“É uma honra e uma alegria receber a premiação em homenagem ao notável economista Celso Furtado ao lado da minha orientadora, Profa. Dra. Márcia Paixão, através de uma monografia voltada para o COMEX [Comércio Exterior]. O curso de Ciências Econômicas abriu minha visão sobre diversos assuntos. Mas, depois de ter passado 2 anos atuando como extensionista no COMEX UFPB, coordenado e orientado pela professora Márcia, me direcionei para a área de comércio exterior, tema de meu TCC”, disse Giuseppe. 

Já para a professora Márcia Paixão, a conquista da primeira colocação no Prêmio decorre do fato de a monografia, intitulada ‘Infraestrutura logística e exportações da Região Nordeste: uma análise do período 2013-2022’, ter sido extensa e densa para os parâmetros de um trabalho de graduação. 

“Foi um trabalho de graduação extenso e denso. Avaliamos dados do comércio internacional da Região Nordeste, também destacamos planos e programas do governo federal voltados para a infraestrutura logística da Região e, em especial, analisamos variáveis que expressam o desempenho do setor com o objetivo de identificar melhorias no período estudado com foco nas exportações”, explica a docente sobre o diferencial do TCC.

Esta não é a primeira vez que a docente da UFPB é reconhecida em uma premiação do gênero. Há exatamente dez anos, sua tese, também voltada para análise de investimentos estrangeiros no Nordeste, ficou em segundo lugar em outra premiação que homenageia o economista paraibano Celso Furtado, desta vez voltada à área de Desenvolvimento Regional. O trabalho foi orientado pelo professor Jorge Madeira Nogueira, do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB). 

“Como graduada, mestre e professora de uma instituição paraibana, celebrar uma segunda premiação inspirada no grande economista Celso Furtado representa que estamos seguindo sua recomendação de pensar o Nordeste em suas várias dimensões, a econômica e também a social, a ambiental e a institucional”, afirmou Márcia Paixão. 

XIII Prêmio de Economia Celso Furtado 

Durante a solenidade, marcada pela celebração dos 20 anos de criação do Prêmio de Economia Celso Furtado, outras três monografias – todas da UFCG – foram agraciadas. Além disso, o Secretário Estadual da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e professor da UFPB, Cláudio Furtado, recebeu uma Medalha que também leva o nome do importante economista paraibano. Na sequência, o Assessor Especial da Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Antônio Lacerda, proferiu uma palestra com o tema ‘O papel do BNDES para o desenvolvimento brasileiro’. 

O evento foi realizado com o apoio das seguintes entidades: Secties; Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba (FCF-PB); Farol do Desenvolvimento da Paraíba; Academia Paraibana de Ciência Econômica (APCE); Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (Decon/UFPB); Unidade Acadêmica de Economia e Finanças da Universidade Federal de Campina Grande (UAEF/UFCG); e Empresa Júnior de Economia Balaio 512 da UAEF/UFCG.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Marcel Vieira
Foto: Arquivo pessoal
Ascom/UFPB