Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Abertas eleições para conselheiras do Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

publicado: 19/09/2023 12h34, última modificação: 19/09/2023 18h05
Podem se inscrever, até 03 de outubro, mulheres dos segmentos docente, TAE e discente da UFPB

Mulheres estudantes e servidoras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) já podem se inscrever para integrar o Conselho Gestor do Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres na UFPB (CGCoMu). Serão eleitas, no dia 31 de outubro, para um mandato de dois anos, três integrantes titulares e suplentes, sendo uma de cada segmento: servidoras docentes, servidoras técnico-administrativas e discentes. As inscrições das chapas vão até o dia 03 de outubro.

O Comu é um órgão assessor da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFPB, e tem por finalidade construir, implementar e promover coletivamente uma Política de Prevenção e Enfrentamento à violência contra as mulheres na UFPB a partir de três frentes de atuação: o acolhimento de mulheres em situação de violência, ações de prevenção, e enfrentamento das violências às quais as mulheres estão sujeitas dentro e fora do ambiente universitário.

As mulheres que forem eleitas para compor o Conselho Gestor do Comu vão trabalhar com o objetivo de avaliar, propor e monitorar o trabalho realizado no Comu, para que este atue de acordo com as necessidades das mulheres que estudam, trabalham e convivem na UFPB. O Conselho Gestor é a instância máxima do Comu, sendo permanente e de caráter deliberativo.

Podem se candidatar todas as mulheres, as discentes precisam estar com matrícula institucional ativa, seja como discente de graduação, pós-graduação ou ensino técnico e tecnológico.

A inscrição das chapas compostas por candidatas titulares e suplentes será efetuada por meio de formulário próprio constante no Anexo I do edital nº 01/2023 Comu/Proex que deverá ser enviado para o e-mail eleicaocgcomu@proex.ufpb.br até o dia 03 de outubro, junto com a documentação descrita no edital.

A partir do dia 06 de outubro será publicada no site do Comu a lista final das inscrições de candidaturas homologadas. Os pedidos de impugnação de candidaturas deverão ser feitos no período de 06 e 09 de outubro.

De acordo com a resolução Consuni nº 26/2018 o CGCoMu é constituído por representação de mulheres dos diferentes segmentos da instituição: A Coordenadora do Comu, na qualidade de Presidenta do CGCoMu, uma representante das discentes, uma representante das docentes; uma representante das servidoras técnico-administrativas; duas representantes do Fórum de Mulheres em Luta da UFPB; uma representante da Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar e Responsabilização (CPPRADR); uma representante da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape); e uma representante da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Eleições

A votação será realizada no dia 31 de outubro, das 10h às 18h, pelo Sistema Integrado de Gestão de Eleição (SigEleição). Cada eleitora só poderá votar em candidata do próprio segmento. Serão eleitas as candidatas com mais votos absolutos. As eleições do Conselho Gestor do Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres na UFPB serão realizadas durante a Plenária de Mulheres da UFPB, convocada para o dia 31 de outubro. Mais informações podem ser consultadas no Instagram do comitê: @comuufpb.

Serviço:

Eleição para o Conselho gestor do CoMu
Inscrições de chapas: até 03 de outubro
Votação: 31 de outubro das 10h às 18h, pelo SIGEleições
Podem participar docentes, técnicas administrativas e discentes da UFPB

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins