Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 8ª Edição do Prêmio Delby Fernandes de Inovação Tecnológica
conteúdo

Notícias

8ª Edição do Prêmio Delby Fernandes de Inovação Tecnológica

publicado: 28/11/2025 15h54, última modificação: 28/11/2025 15h54
Premiação acontece no Auditório da Reitoria Prof. Milton Paiva

8ª Edição do Prêmio Delby Fernandes de Inovação Tecnológica

A Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB) promove a 8ª Edição do Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros no dia 04 de dezembro de 2025, às 14h, no Auditório da Reitoria Prof. Milton Paiva, no Campus I da UFPB, em João Pessoa.

O evento reconhecerá os esforços de docentes, discentes e técnico-administrativos em pesquisas tecnológicas aplicadas, com foco em propriedades intelectuais depositadas no ano-base anterior, seguindo o modelo das edições passadas. Instituído em 2015 pela Resolução CONSUNI Nº 004/2015, o prêmio homenageia o professor Delby Fernandes de Medeiros, pioneiro no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB e visionário na formação de recursos humanos em produtos naturais .

Todos os inventores com depósitos de propriedades intelectuais realizados em 2023 e 2024 já foram convidados pela INOVA-UFPB para participar da cerimônia, onde receberão certificados e homenagens pelas contribuições em inovação tecnológica. A presença da comunidade acadêmica fortalece a difusão de patentes e softwares desenvolvidos na UFPB. 

O evento também contará com a presença de instituições e organizações parceiras, como Senai-PB, Banco do Nordeste, Agência NEO IFPB e Fundação FADE e outros parceiros em confirmação, estimulando parcerias para o impacto científico, econômico, social e ambiental das tecnologias premiadas.

Histórico e Importância do Prêmio

Desde a 1ª edição em 2015, que premiou invenções de 2014, o Delby Fernandes homenageou centenas de inventores e propriedades intelectuais depositadas pela Universidade Federal da Paraíba. A 6ª edição, em 2022, e a 7ª, em agosto de 2024, premiaram dezenas de inventores por depósitos de 2019 a 2022, com troféus e certificações.

Importante destacar que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi o quarto maior depositante de patentes de invenção em 2024, segundo ranking divulgado hoje pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Com 76 depósitos, a UFPB ficou atrás apenas da Stellantis Automóveis Brasil – empresa global da área automotiva resultante da fusão dos grupos FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e PSA (Peugeot e Citroën) -, da Petrobrás e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A lista com os dez primeiros colocados pode ser conferida no site do INPI.

* * *
Texto - Inova UFPB
Imagem - Divulgação
Ascom/UFPB