Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > “Ser feliz é atitude”, diz Vice-reitora da UFPB em palestra sobre felicidade em evento no Centro de Informática
conteúdo

Notícias

“Ser feliz é atitude”, diz Vice-reitora da UFPB em palestra sobre felicidade em evento no Centro de Informática

publicado: 26/09/2022 18h07, última modificação: 26/09/2022 18h16
Palestra promovida pelo projeto Meninas na Ciência da Computação foi ministrada a cerca de cem mulheres

Foto: Madrilena Feitosa

Entender a felicidade como algo inerente ao ser humano e que precisa ser exercitada a partir de um treinamento mental e atitudes. O tema foi amplamente abordado pela Vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Profa. Liana Filgueira, em palestra ministrada a cerca de cem mulheres, na última sexta-feira, no auditório do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Informática (Liepe/CI), durante o evento "Computação além dos códigos".

O evento foi promovido pelo projeto Meninas na Ciência da Computação do CI, dentro da programação alusiva ao Setembro Amarelo, de valorização da vida.

"Ser feliz é atitude. É como treinar músculos", afirmou a Vice-reitora, especialista em Psicologia Positiva e Mindfulness Funcional. Ela iniciou a abordagem integrando as participantes em um exercício de meditação com o intuito de mostrar que a busca da felicidade tem relação com o desenvolvimento da atenção plena. 

Nesse contexto, a palestrante ressaltou que a partir de estudos e práticas que desenvolveu na área de Mindfulness ela observou que é preciso treinar a mente para viver a felicidade. "É preciso parar e se perceber. Saber que você pode controlar apenas o que está dentro de si", disse. Apresentou teorias e gráficos que sintetizam o processo de autoconhecimento e desenvolvimento para a felicidade, dentre eles os cinco pilares da Psicologia Positiva: engajamento, propósito, relacionamentos positivos, realizações e emoções positivas. 

A relação entre desafio e competência na realização de sonhos, a partir da Teoria de Flow (fluxo), criada pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, também foi destacada e traduzida  aos participantes como a importância de se ter bons desafios, em estado de fluxo (flow), e não se acomodar com as conquistas. "É bom ter frio na barriga para enfrentar os novos desafios", arrematou, observando que para alcançar objetivos temos que ultrapassar a zona do medo. 

Como ferramentas para a felicidade foram também citadas a gratidão, forças de caráter, elaboração de metas e mindfulness, que significa atenção plena ou a prática de se concentrar completamente no presente.  

Mulheres na tecnologia

Após a palestra da Vice-reitora, foi iniciada uma mesa-redonda sobre o tema "Mulheres na Tecnologia", com a presença de Natasha Costa, analista pleno de Recursos Humanos da empresa Dock; Tatiane Sousa, gerente de Engenharia de Software Sênior da Tribo Forks, na Dock, e Angelina Sales, ex-aluna do CI e líder de Qualidade de Software da RPE, também na Dock.

O evento "Computação além dos códigos" contou com a presença  de Lauricéa Silva, representante da Secretaria de Educação da Paraíba; Ana Cristina Rose, do Colégio da Polícia Militar (PM); Tiago Maritan, vice-diretor do CI, e das professoras Josilene Aires e Giorgia Mattos, coordenadoras do projeto. 

O Colégio da PM trouxe para o evento um grupo de alunas que já recebem formação na área de Informática, por meio de parceria da PM com o projeto Meninas na Ciência da Computação, do CI. Também estiveram presentes as alunas do CI que integram o projeto, além de alunas de diversos cursos da UFPB.

* * *
Reportagem e Fotos: Madrilena Feitosa - Ascom do CI