Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 17º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro inscreve longas e curtas
conteúdo

Notícias

17º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro inscreve longas e curtas

publicado: 03/05/2022 12h40, última modificação: 03/05/2022 12h40
Inscrições acontecem até o dia 27 de julho e evento ocorre em dezembro

Foto: Angélica Gouveia

Estão abertas até o dia 27 de julho as inscrições para o 17º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro. O festival, realizado em parceria com o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), acontecerá na rede Cinépolis (Manaíra Shopping), entre os dias 1º e 07 de dezembro deste ano. Além das premiações, o evento prestará homenagens a  renomados cineastas paraibanos. 

Os participantes podem inscrever suas produções, gratuitamente, por meio da página oficial do festival. As inscrições são válidas para longas e curtas-metragens de todo o Brasil, assim como para outras duas categorias paralelas: TV Universitária, que reúne documentários, programas de TV, interprograma e reportagem; e Produção Universitária, sendo esta última restrita apenas à Paraíba, abrangendo curtas de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), filme publicitário e videoclipe.

Segundo o professor da UFPB e produtor executivo do festival, Lúcio Vilar, essa edição terá um caráter de “revisão histórica” muito importante, com homenagem que será feita ao jornalista, poeta, crítico e cineasta paraibano Jurandir Moura, morto prematuramente em 1980, aos 40 anos.

Também será prestada reverência póstuma ao professor da UFPB, cineasta e encenador teatral Eliezer Rolim, que faleceu em fevereiro, vítima de complicações da Covid-19. Outros homenageados de renome nacional deverão ser anunciados no mês de maio, logo que sejam confirmados pela organização do festival.

Juntamente ao jornalista e crítico Marcus Mello e à diretora e curadora Camila de Moraes, Amilton Pinheiro, curador e diretor artístico do festival, ressalta a expectativa para esta edição do festival.

“Tivemos dois anos de pandemia que atravessaram não somente a produção de curtas como algumas de suas temáticas propostas. Esperamos que este ano aumentem o número de curtas feitos e, consequentemente, de inscritos no festival, assim como novas concepções e temas abordados”, destaca o coordenador do comitê de seleção.

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia