Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > Formação sobre Gestão de Riscos para IES, oferecida pela Escola de Governo, está com inscrições abertas

publicado: 21/05/2024 17h56, última modificação: 21/05/2024 23h38
Carga horária total do curso é de 10h

Foto: jcomp/Freepik

A Escola de Governo está ofertando, gratuitamente, o curso ‘Gestão de Riscos para Instituições de Ensino Superior (IES)’. As inscrições já estão abertas, e a formação tem carga horária de 10 horas, que poderá ser utilizada para progressão por capacitação por agentes públicos federais, estaduais e municipais, inclusive os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Este curso chamava-se, anteriormente, ‘Gestão de Riscos no Setor Público’. Nessa nova proposta, o curso tem como objetivo capacitar pessoas para aplicar noções de gestão de riscos no setor público, uma vez que, considerando o contexto governamental, os riscos podem ter impactos de grande escala. Ao final desta qualificação, os participantes poderão aprimorar a capacidade de antever os riscos, de identificá-los, analisá-los e de elaborar um planejamento de respostas a eles.

A formação destina-se a todos aqueles envolvidos, direta ou indiretamente, nos processos de gestão de riscos e planejamento institucional. É aberta a todos os públicos e oferece certificado.

As inscrições são online pelo site da escola virtual ENAP e estão abertas sem prazo definido para encerramento. No entanto, uma vez inscrito, o participante tem até 20 dias para concluir o curso.

De acordo com a Diretora da Divisão de Educação e Capacitação Profissional (DECP) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a servidora Maryana Scoralick, a formação ofertada, por se tratar de um tema transversal sobre a Administração Pública, é um exemplo de curso cuja carga horária pode ser aproveitada por qualquer servidor técnico-administrativo da UFPB, independentemente de sua lotação e nível de classificação do cargo, para cômputo na progressão por qualificação. A diretora destaca também que informações mais detalhadas sobre esse tipo de progressão estão disponíveis no site da Progep, no menu "Progressões".

Esclarecimento de dúvidas sobre a inscrição podem ser solicitados pelo e-mail cse@enap.gov.br, e informações adicionais sobre as aulas estão disponíveis na página do curso.

Texto: Aline Ferreira
Edição: Vinícius Vieira