Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > Escola de Governo lança curso sobre Transparência e Dados, aberto para servidores públicos

publicado: 21/05/2024 17h52, última modificação: 21/05/2024 22h55
A formação é oferecida gratuitamente

Foto: Freepik

A Escola de Governo está ofertando, gratuitamente, o curso ‘Governo Aberto: Transparência e Dados Abertos’. As inscrições já estão abertas, e a formação tem carga horária de 10 horas, que poderá ser utilizada para progressão por capacitação por agentes públicos federais, estaduais e municipais, inclusive os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Em 2011, o Brasil, em colaboração com outros países e organizações da sociedade civil, lançou a iniciativa internacional multilateral conhecida como Parceria para Governo Aberto (OGP). O objetivo dessa iniciativa é promover a transparência, participação cidadã e inovação na gestão pública. O curso visa, portanto, explicar sobre o conceito de governo aberto e as ações que estão sendo tomadas para aumentar a transparência na administração pública.

A formação é aberta para todos os públicos, desde agentes públicos a cidadãos interessados no assunto, com certificado após conclusão do curso, emitido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

As inscrições são online pelo site da escola virtual ENAP e estão abertas sem prazo definido para encerramento. No entanto, uma vez inscrito, o participante tem até 10 dias para concluir o curso.

De acordo com a Diretora da Divisão de Educação e Capacitação Profissional (DECP) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a servidora Maryana Scoralick, a formação ofertada, por se tratar de um tema transversal sobre a Administração Pública, é um exemplo de curso cuja carga horária pode ser aproveitada por qualquer servidor técnico-administrativo da UFPB, independentemente de sua lotação e nível de classificação do cargo, para cômputo na progressão por qualificação. A diretora destaca também que informações mais detalhadas sobre esse tipo de progressão estão disponíveis no site da Progep, no menu "Progressões".

Esclarecimento de dúvidas sobre a inscrição podem ser solicitados pelo e-mail cse@enap.gov.br, e informações adicionais sobre as aulas estão disponíveis na página do curso.

Texto: Aline Ferreira
Edição: Vinícius Vieira