Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > V Colóquio de Matemática da Região Nordeste acontece em novembro no CCEN

V Colóquio de Matemática da Região Nordeste acontece em novembro no CCEN

publicado: 26/10/2022 18h27, última modificação: 26/10/2022 18h27
As inscrições e submissão de trabalhos estão abertas

Foto: Angélica Gouveia

Entre os dias 07 e 11 de novembro o Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), realiza o V Colóquio de Matemática da Região Nordeste, com o objetivo disseminar a Matemática, nas suas respectivas vertentes: pesquisa, ensino, aplicações e divulgação.

O Departamento de Matemática está à frente da organização do evento que deve reunir estudantes, professores e pesquisadores de matemática e de áreas afins.

E as inscrições para submissão de trabalhos no formato de pôster podem ser realizadas até 28 de outubro, por meio do site da SBM, as inscrições para participação como ouvinte também estão disponíveis no mesmo site.

A programação do evento contará com plenárias, 8 minicursos, mesas-redondas e formação inicial e continuada de professores.

Ao longo do evento os minicursos terão como temas as Olimpíadas de matemática, os desafios e novas perspectivas do Mestrado Profmat, Geometria algébrica e teoria das cordas; avanços na teoria de regularidade elíptica; criptografia; python para matemáticos; combinatória e probabilidade; grupos laços, médios invariantes, e medida de Wiener; pensamento computacional a partir de recursos pedagógicos da matemática; implementação do novo ensino médio na Paraíba, dentre outros.

O V Colóquio de Matemática da Região Nordeste contará com as seguintes sessões temáticas:  sistemas dinâmicos, álgebra, combinatória, equações diferenciais parciais, geometria diferencial, probabilidade, singularidades e análise funcional.

Já as plenárias tratarão de assuntos como o problema de Calabi, Comportamento aritmético de números de Liouville em funções racionais, pontos múltiplos de aplicações, o problema de interseção para superfícies em geometria diferencial, dinâmica, simbólica para bilhares, e mais.

UFPB foi escolhida para sediar a edição 2022. As edições anteriores ocorreram, respectivamente, na Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2011, Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 2012, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em 2014 e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 2018.

Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail  coloquio.mat.ne@gmail.com.

Sobre a SBM

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) é uma entidade de caráter cultural e sem fins lucrativos voltada principalmente para estimular o desenvolvimento da pesquisa e do ensino da Matemática no Brasil, promovendo nas cinco grandes regiões do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, realizações dos Colóquios de Matemática, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), disseminando a Matemática em todo o Brasil.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins