Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Orquestra de Violões da Paraíba comemora 27 anos de atividades

Orquestra de Violões da Paraíba comemora 27 anos de atividades

publicado: 12/06/2019 08h20, última modificação: 12/06/2019 08h20

A Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB) comemora seus 27 anos de atividades com o espetáculo “Há tempo, Paraíba”. A apresentação será neste sábado (15), às 19h, na sala de concertos Radegundis Feitosa no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), Campus I. A entrada é franca.

A orquestra vai reunir um repertório composto e interpretado por artistas paraibanos que marcaram época em nossa cidade. Com arranjos elaborados por integrantes da OVPB, o repertório dará destaque à ciranda, ao maracatu, baião, pop/rock, entre outros ritmos que caracterizam as composições e interpretações de Milton Dornellas e Ronaldo Monte, Adeildo Vieira, Paulo Ró, Escurinho, Glaucia Lima (com o projeto Família é quem vem) e da prata da casa: Lucas Gaião e Samma Mendonça, além do Coletivo Tribo Éthnos.

Entre as músicas selecionadas para este espetáculo estão: Talo de Capim de Milton Dornellas e Ronaldo Monte, com arranjo de Johnatan Martins; Ancestrais, também de Milton, com arranjo de Ademar Neto, Amorério; e Alegria de Farol de Adeildo Vieira, com arranjos de Johnatan martins e Lucas Gaião; Olhos de Proa de Paulo Ró e Vergara Filho, arranjo de Ivan Dantas; Poemito de Amor de Lau Siqueira e Paulo Ró, arranjo de Samuel Alves; Lá vem a Onda e Tempos Modernos de Escurinho, com arranjos de Danyel Costa; as composições interpretadas por Glaucia Lima serão Leveza da Alma de Sostemar Matias, o arranjo foi feito por Ademar Neto e  Dunas de Sal; uma composição de seu filho Bruno Miranda, que terá a participação da família (com o projeto Família é quem vem), e também Pensando Bem (Arranjo Ivan Dantas) e Araticum (Lucas Gaião), duas composições dos alunos do curso de Licenciatura em Música da UFPB e integrantes da Orquestra, Samma Mendonça e Lucas Gaião.

Mas entre as sonoridades das cordas dos violões, outros instrumentos ampliam o leque timbrístico da OVPB, a exemplo da flauta transversal, clarinete, bandolim, baixo elétrico, guitarra, bateria e percussão.

“O espetáculo ‘Há tempo, Paraíba’ surge em comemoração aos 27 anos de existência da Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB), comemorando assim um tempo que conseguiu transcender décadas e gerações, sem perder a essência que a define como um grupo genuinamente paraibano. ‘Há tempo, Paraíba’, é uma homenagem ao tempo de existência do grupo e, para nós, significa um tempo de reencontros musicais e profissionais, um tempo de reviver e (re)criar novas memórias (musicais ou não). Significa, sobretudo, que Há tempo resistimos e, que ainda Há tempo de resistir”, definem os organizadores do espetáculo.

A ORQUESTRA DE VIOLÕES DA PARAÍBA é um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba, que tem como objetivo contribuir para a formação inicial dos estudantes de música, ao servir de laboratório para a prática de orquestra, para alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em música, bem como laboratório de prática de ensino, para os alunos do curso de licenciatura a partir da atuação na orquestra e nas oficinas de ensino coletivo de violão. O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Educação Musical da UFPB, sob a coordenação da professora Carla Santos e do professor Vanildo Marinho.

As atividades extensionistas da Orquestra são realizadas semanalmente no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), e são divididas em duas frentes de atuação: prática de orquestra e oficinas de música. A Orquestra é formada por estudantes de licenciatura e bacharelado em música da Universidade Federal da Paraíba, por estudantes de outras instituições e por pessoas da sociedade, constituindo um total de dezoito violonistas.

Paralelamente às atividades artísticas da Orquestra acontecem as oficinas de violão coletivo oferecidas gratuitamente à sociedade. As aulas das oficinas são ministradas por integrantes da Orquestra que cursam licenciatura em música, sob a coordenação da professora responsável pelo projeto. Essa prática tem propiciado aos licenciandos a experiência em atuar com ensino coletivo de violão, além de ser um espaço para a pesquisa e produção de material didático. Os resultados do projeto têm sido significativos tanto no âmbito artístico, haja vista que a orquestra vem cumprindo com todas as suas etapas de ensaios e apresentações, assim como no âmbito do ensino, com as oficinas de violão coletivo destinadas à população em geral.

Contatos pelo correio eletrônico: musiviver@hotmail.com.

Agência de Notícias da UFPB – Com assessoria