Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Currículo e Contexto: Formação de gestores e professores que atuam na Educação do Campo no Ensino Fundamental

publicado: 17/12/2019 17h52, última modificação: 17/12/2019 17h55

Evento será realizado em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Crédito: Divulgação

Objetivo: O projeto Currículo e Contexto: formação de gestores e professores do campo situa-se no âmbito da extensão universitária e se constitui numa ação de formação continuada para gestores e professores que atuam em escolas do campo no Estado da Paraíba. Tem como objetivo geral contribuir para a construção ou adequação dos projetos político-pedagógicos das escolas do campo, de forma coletiva e participativa, conforme legislação específica e políticas de educação do campo, tendo em vista a melhoria da qualidade da educação básica do e no campo, bem como a promoção da interação entre a universidade e a escola básica. A ação tem um caráter de formação continuada e será conduzida num processo de ação-reflexão-ação, reconhecendo o protagonismo dos gestores, professores e comunidade na construção ou adequação dos projetos político-pedagógicos. Como parte do processo formativo, serão organizados momentos de estudo, sistematização e socialização entre os gestores e docentes. Serão envolvidas diretamente 20 escolas do campo, distribuídas nos polos de Itabaiana, João Pessoa e Campina Grande. Trata-se de uma ação no campo do currículo e assume como perspectiva teórica o "currículo em rede", em que as escolas em interação entre si e como o seu entorno pensa, constrói e executa seu currículo.

Datas: Nos dias 17, 18, 19 e 20 de dezembro. Para o ano que vem, existe o planejamento de um colóquio que contará com apresentação dos trabalhos realizados.

Local: Campina Grande, no Agreste da Paraíba.

Inscrição: Até 23 de dezembro, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB.

Programação e mais informações: Na página do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB.