Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Abertas inscrições para oficinas de teatro do Departamento de Artes Cênicas da UFPB

publicado: 02/02/2023 18h46, última modificação: 02/02/2023 18h46
Interessados têm até o dia 6 para se inscrever ou até esgotarem-se as vagas

Foto: Angélica Gouveia

Seguem abertas as inscrições para oficinas de teatro organizadas pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), destinadas à comunidade universitária. As três oficinas – Oficina básica de teatro de animação ou formas animadas; Trabalho sobre si, modos de percepção e cantos tradicionais; e Introdução ao documentário teatral – acontecem nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, em diferentes horários. As atividades serão realizadas no Bloco C do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), local conhecido como Abacatão.

Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de fevereiro ou até o limite de vagas ofertadas, que é de 15 para cada uma das três oficinas. A participação está aberta apenas ao público interno da UFPB pelo SigEventos, no qual, após logado, o usuário deve clicar na opção ‘realizar nova inscrição’, procurar os nomes das três oficinas na lista de eventos disponíveis e seguir as instruções da página para finalizar a inscrição.

A oficina Introdução ao documentário teatral tem carga horária de 12 horas e acontece entre os dias 8 e 10 de fevereiro, das 14h às 18h, na sala 08 do Abacatão. Montada pelo professor Everaldo Vasconcelos, da UFPB, que tem experiência na área de artes com ênfase em direção teatral, a oficina tem a seguinte ementa: o que é um documentário; breve história do documentário cinematográfico; documentário da performance teatral, técnica e realização; roteiro, gravação e edição de documentário.

O objetivo da Oficina básica de teatro de animação ou formas animadas é apresentar possibilidades expressivas a partir da manipulação de objetos antropomórficos. Durante os trabalhos, preparados pelo ator, cenógrafo e professor da UFPB Osvaldo Anzolin, os participantes debaterão os diversos estilos e técnicas e poderão experimentar a manipulação de bonecos na criação de cenas teatrais. A oficina, que acontece também nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, das 15h às 17h na sala 01 do Abacatão, tem carga horária de 6 horas.

E a oficina de Trabalhos sobre si, modos de percepção e cantos tradicionais, cuja carga horária é de 9 horas, ocorre das 15h às 18h, na sala 15 do Abacatão. Para essa oficina os participantes devem levar dois tipos de vestimenta: roupas confortáveis para a prática de atividades físicas e também trajes que sejam elegantes, mas que não impeçam a movimentação corporal. Ministrada por Luciano Matriacardi, ator, pesquisador e professor da UFPB, a oficina terá a realização de práticas sobre impulsos psicofísicos, de canto e vibração da voz, de improvisação e criação e outras atividades.

Para mais informações sobre as oficinas, os interessados podem acessar o perfil ‘Abacateiro Cênico’ no Instagram.

Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins