Você está aqui: Página Inicial > Contents > Divulgação Científica > Inscrições para o 45º Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq são prorrogadas até o dia 8
conteúdo

Notícias

Inscrições para o 45º Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq são prorrogadas até o dia 8

publicado: 01/04/2025 18h32, última modificação: 01/04/2025 18h32
Neste ano, o prêmio será concedido nas categorias Pesquisador e Escritor

Inscrições para o 45º Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq são prorrogadas até o dia 8

As inscrições para o 45º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica foram prorrogadas até o dia 8 deste mês. Criado em 1978 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio visa reconhecer profissionais que se destacam na divulgação da ciência, tecnologia e inovação.

Nesta edição, será contemplada a categoria Pesquisador e Escritor, destinada a profissionais que promovem a popularização da ciência e tecnologia por meio de diferentes canais e linguagens acessíveis ao público geral. O objetivo do prêmio é reconhecer aqueles que contribuem significativamente para a formação de uma cultura científica, tornando a Ciência, a Tecnologia e a Inovação mais acessíveis à sociedade.

O vencedor receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$20 mil, além de passagens aéreas e diárias para participar da cerimônia de premiação. O evento ocorre entre os dias 13 e 19 de julho de 2025, durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Recife.

Os pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) interessados podem se inscrever por meio da plataforma Sydle One, no endereço www.gov.br. Outras informações estão disponíveis no site do CNPq.

Criado em 1978, o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, que teve uma carreira de destaque tanto na pesquisa científica quanto na popularização do conhecimento por meio da imprensa.

Para mais informações, acesse o site do CNPq.

* * *
Texto: Marcos da Paz
Edição: Marcel Vieira
Foto: Divulgação
Ascom/UFPB