Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > Visita ao Laboratório de Combustíveis e Materiais (LACOM) da UFPB

Visita ao Laboratório de Combustíveis e Materiais (LACOM) da UFPB

publicado: 09/02/2021 11h25, última modificação: 09/02/2021 14h01
Laboratório realiza pesquisa nas áreas de Biocombustíveis, Materiais (sintéticos e naturais) e Alimentos
Prof. Valdiney Gouveia, reitor da UFPB, e coordenadora do LACOM, Profa. Ieda Maria Garcia dos Santos

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, acompanhado do Presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI/UFPB), Prof. Sandro Torres, esteve visitando o Núcleo de Pesquisa e Extensão - Laboratório de Combustíveis e Materiais (NPE- LACOM), no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN-UFPB), sendo recebidos pela coordenadora Profa. Iêda Maria Garcia dos Santos e a vice-coordenadora, Profa. Nataly Albuquerque dos Santos.

O Laboratório foi criado, como órgão suplementar da reitoria da UFPB, pela Resolução CONSUNI 21-2016, de 30 de agosto de 2016. Com 11 docentes e 73 alunos de graduação, mestrado e doutorado e 4 pós-doutorandos, o LACOM realiza prestação de serviços e pesquisas de qualidade em programas de Pós- Graduação como os de Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência e Engenharia de Materiais, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Tecnologia Agroalimentar e Energias Renováveis.

Reitor dialoga com a vice-coordenadora do LACOM, profa. Nataly Albuquerque dos Santos, ladeados pelos professores Ieda Garcia e Sandro Torres

Numa área construída de mil metros quadrados com diversos laboratórios, o LACOM trabalha em três áreas de pesquisa: Biocombustíveis, Materiais (sintéticos e naturais) e Alimentos.

Segundo a coordenadora, Profa. Ieda Maria Garcia dos Santos, “em 2020 desenvolvemos 11 projetos de pesquisas financiados, com 34 artigos publicados, 13 defesas de tese e 4 patentes.” E anteriormente o Laboratório foi contemplado em concorrência pública de R$ 5 milhões para realizar o monitoramento da qualidade do combustível (gasolina, álcool e diesel) na Paraíba.

O professor Valdiney parabenizou a equipe pelos trabalhos reconhecidos em várias áreas, além dos convênios mantidos com diversas universidades e centros de pesquisa, bem como pelas publicações em periódicos de renome internacional, o que faz do LACOM um laboratório de pesquisa de excelente qualidade.

Reportagem: Rogério Almeida
Fotos: Oriel Farias