Notícias
Você sabia que a limpeza periódica do computador ajuda a diminuir a obsolescência? Entenda
Remoção de poeira interna de computadores Desktop prologam vida útil e garantem bom desempenho.
Realizar a manutenção física, quanto a manutenção do sistema é essencial para garantir o bom desempenho do computador. Manter as máquinas desligadas por um longo período, sem uma prevenção adequada, pode danificar os equipamentos evidentemente.
Os principais problemas que provocam danos aos computadores são decorrentes da umidade que causa a oxidação dos componentes metálicos. Assim limpar o computador periodicamente impede não somente que o PC fique sujo, mas também traz benefícios a saúde do usuário. A poeira acumulada no computador pode parecer inofensiva, mas na verdade é um perigo para seu desempenho, facilmente ela pode se aglomerar e formar crostas que atrapalham o funcionamento dos coolers que retiram o calor de componentes críticos, como o processador, e entupir saídas de ar dificultando a refrigeração. Com isso o PC pode superaquecer, o que pode levar a uma falha total de hardware.
Computador com acumulo de poeira internamente. (Foto: Ricardo Bernadi / RbTech)
O técnico de laboratório da UFPB e colaborador do projeto de extensão TREE, Pedro Marcelo recomenda que essa limpeza interna seja realizada a cada 4 a 6 meses (dependendo das condições do ambiente onde a máquina está instalada).
Ele também explica que a poeira vai se acumulando no interior do computador e junto com a umidade acaba acarretando o processo de corrosão e oxidação das partes metálicas, que vai acabar gerando problemas futuros no computador.
Diante disso os integrantes do TREE elaboraram um vídeo tutorial de como realizar a limpeza interna do seu computador Desktop de forma simples e com materiais que podem ser encontrados com facilidade.
Material necessário:
- Secador de cabelo;
- Um pincel;
- Uma borracha escolar macia;
- Uma chave Philips.
Em posse desses materiais e somente seguir as instruções do vídeo tutorial disposto a seguir, embora seja utilizado um computador compacto no vídeo, o procedimento é similar para qualquer computador Desktop. (Lembrando que o vídeo tem o intuito de ensinar a limpeza de periféricos, placa-mãe e gabinete em si).
NÃO VAMOS FAZER/ENSINAR O PROCESSO DE MANUTENÇÃO/LIMPEZA NA FONTE, uma vez que esse componente possui o risco de choque elétrico, POR ESSE MOTIVO NÃO É ACONSELHAVEL QUE PESSOAS QUE NÃO TENHAM CONHECIMENTO TÉCNICO EM ELETRÔNICA, EXECUTEM A LIMPEZA INTERNA FONTE.
Antes de realizar o procedimento é necessário que você:
- Desligue por completo seu computador: primeiro o sistema operacional e depois os fios de energia, em hipótese alguma faça procedimentos com máquina ligada a energia.
- Desconecte os cabos das suas bases, contudo lembre-se que você deve posicioná-los no mesmo local de onde foram retirados. Para não errar, desconecte um cabo por vez e volte a conectá-lo antes de limpar o próximo cabo, outra possibilidade é tirar fotos de como os componentes estavam encaixados.
Além disso algumas dicas também ajudam a conservar e manter o bom funcionamento do seu computador como:
- Se possível não deixar o computador no chão ou instalá-lo na horizontal pois nessas condições a máquina fica mais suscetível à poeira e à umidade;
- Evite colocar coisas em volta dos computadores (livros, bolsa, vasos). Isso faz com que a máquina receba menos ar e consequentemente aqueça mais.
- Evitar ao máximo comer e beber próximo ao computador.
- Se o computador ficar desligado por um longo período, deixe-os em um lugar fresco e sem umidade.
Texto por: Emanuel Gomes Soares