Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Lixo Eletrônico no mundo
conteúdo

Notícias

Lixo Eletrônico no mundo

A situação atual do lixo eletrônico no Brasil e no Mundo.
publicado: 20/07/2020 12h36, última modificação: 09/12/2020 08h44

53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico foi gerado em todo o mundo em 2019, segundo The Global E-waste Monitor 2020 da ONU.

Um recorde de 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico foi gerado em todo o mundo em 2019, um aumento de 21% em apenas cinco anos, de acordo com The Global E-waste Monitor 2020 da ONU. O novo relatório também prevê que o lixo eletrônico global chegará a 74 milhões de toneladas em 2030, quase o dobro do lixo eletrônico em apenas 16 anos. Isso torna o lixo eletrônico o fluxo de lixo doméstico que mais cresce no mundo, alimentado principalmente por maiores taxas de consumo de equipamentos elétricos e eletrônicos, ciclos de vida curtos e poucas opções de reparo. Apenas 17,4% do lixo eletrônico de 2019 foi coletado e reciclado.

De acordo com o relatório, a Ásia gerou o maior volume de lixo eletrônico em 2019 – cerca de 24,9 Mt, seguido pelas Américas (13,1 Mt) e Europa (12 Mt), enquanto a África e a Oceania geraram 2,9 Mt e 0,7 Mt, respectivamente.

O Brasil é o líder na América Latina na produção de resíduo eletrônico.

O Brasil é o líder na América Latina na produção de resíduo eletrônico, apresentando 1,5 toneladas de lixo e apenas 3% desse lixo é coletado de maneira adequada. Tendo em vista esse dado, o projeto de extensão TREE traz dicas de como realizar o descarte ambientalmente correto a fim de auxiliar os consumidores a procederem de forma correta quando os seus euipamentos eletroeletrônicos chegarem no fim do ciclo de vida.

Por isso, quando tiver um material eletrônico, siga as instruções:

• Guarde-o com você até ir a um centro de coleta da sua cidade;

• Caso não tenha um centro de coleta na sua cidade, procure empresas que fabricam ou revendem estes produtos para que posso descartar*;

• Procure um centro universitário que acolha estes objetos para estudo ou para reutilização.

*A Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei federal sob nº 13.305/2020, institui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos como isso empresas como Samsung, LG, Motorola, Lenovo, Apple, Sony, Asus, Dell, Positivo, entre outras empresas apresentam programas e projetos para descarte correto dos eletroeletrônicos, visando talvez a reciclagem e reutilização dos materiais que forem coletadas pelas mesmas.

 

Autores: FELIPE LEONARDO SEIXAS CASTRO e MARIANA MARQUES FERREIRA