Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Artigo aceito no CBA 2020
conteúdo

Notícias

Artigo aceito no CBA 2020

Artigo de discentes do projeto aceito no CBA 2020
publicado: 05/10/2020 10h38, última modificação: 09/12/2020 08h45

O professor Carlos Alberto junto com o professor Ademar Virgolino tiveram um artigo aceito no XXIII Congresso Brasileiro de Automática (CBA 2020), com eixo temático na área de Educação em Engenharia. O artigo tem como título: "Desenvolvimento de Mesa de Coordenadas Didática a Partir de Resíduos Eletroeletrônicos".

No artigo é apresentado o desenvolvimento do kit didático de uma mesa de coordenadas (x e y) a partir de resíduos eletroeletrônicos arrecadado pelo projeto de extensão da UFPB - TREE (Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos). E ainda, o mesmo apresenta um conjunto de experimentos que já foram aplicados em sala de aula com o kit, como desenvolvimento de interface para integração, controle e posicionamento do sistema, definição de trajetória e uso de protocolos de comunicação. 

A mesa de Coordenadas foi construída a partir de um scanner de mesa e uma impressora multifuncional, que estavam inutilizados e que seria descartados. A plataforma desenvolvida está ilustrada na imagem abaixo. 

Este kit didático já vem sendo utilizado há quatro semestres e já se tem verificado em sala de aula que soluções desta natureza melhoram a motivação e o rendimento dos alunos, servindo como medida para reduzir a evasão e retenção dos alunos no curso de engenharia.

 

Autora: MARIANA MARQUES FERREIRA