Notícias
5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho em homenagem à Conferência de Estocolmo (Suécia), realizada em 1972. O tema deste ano é concentrado na Restauração dos Ecossistemas que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de garantir a preservação desses ecossistemas e aumentar ações que visem a restauração de ecossistemas degradados para combater a crise climática, evitar a perda de um milhão de espécies e aumentar a segurança alimentar, o abastecimento de água e a subsistência.
A data também marca o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021 – 2030. O Dia Mundial do Meio Ambiente é o maior evento anual das Nações Unidas para sensibilizar e promover a ação ambiental e a necessidade de proteger o nosso planeta e lembrar que todos nós podemos ajudar a preservar o meio ambiente, com simples ações como:
- economizar água e energia;
- reaproveitar e reciclar os materiais como os REEs;
- não desperdiçar alimentos;
- plantar árvores.
E como o descarte ambientalmente adequado e o reaproveitamento dos REEs contribuem para a conservação do meio ambiente?
Reaproveitar esse tipo de resíduo é muito importante, pois alguns recursos naturais utilizados por esses eletroeletrônicos não são renováveis, como o petróleo por exemplo. Ao descartar corretamente esse tipo de resíduo é garantido que o processo reciclagem desses produtos aconteça. Através da logística reversa é criada uma relação para evitar o consumo excessivo desses recursos, uma vez que, desse resíduo é extraída a matéria-prima, que retornará ao início da cadeia de produção, logo a reciclagem é significativa tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente. Ela ajuda a reduzir a necessidade de mineração, por exemplo. A atividade de mineração polui duramente o ar e a água do nosso planeta. A reciclagem também economiza energia e reduz os gases de efeito estufa e tudo isso ajuda a preservar o planeta para as gerações futuras.
Assim essa data tem por objetivo conscientizar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos nossos recursos e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento sustentável, ou seja, que garantam a preservação de recursos naturais não apenas para a geração atual, mas também para gerações futuras.
Texto por: Emanuel Gomes Soares
Colaboração: Elisângela Maria R. Rocha