Vigilância de Ambiente e Processos de Trabalho
por danielrocha
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publicado
08/02/2019 11h46,
última modificação
08/02/2019 11h46
Vigilância em Saúde do Servidor
É o conjunto de ações contínuas e sistemáticas, que possibilita detectar, conhecer, pesquisar, analisar e monitorar os fatores determinantes e condicionantes da saúde relacionados aos ambientes e processos de trabalho, e tem por objetivo planejar, implantar e avaliar intervenções que reduzam os riscos ou agravos à saúde.
Fonte: Portaria Normativa nº 03 de 07/05/2010
Segurança do Trabalho
É o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condições inseguras do ambiente de trabalho quer instruindo os trabalhadores quanto as práticas preventivas.
São atribuições da Equipe de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho:
- Elaborar e acompanhar as ações de vigilância aos ambientes e processos de trabalho;
- Elaborar Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT;
- Analisar, investigar e registrar os acidentes de trabalho, inclusive os de trajeto;
- Especificar Equipamentos de Proteção Individual e/ou Coletiva; EPI’s / EPC’s;
- Ministrar Treinamentos de Segurança do Trabalho;
- Atuar em conjunto com outros profissionais da Equipe de Vigilância e promoção da Saúde do Servidor;
- Avaliar, mediante solicitação, o ambiente o processo e as condições de trabalho;
- Avaliar os processos de concessão de adicionais de insalubridade, periculosidade e outros adicionais a que o servidor estiver exposto, conforme a legislação vigente;
- Elaborar pareceres especializados na área de Engenharia de Segurança do Trabalho