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Vigilância de Ambiente e Processos de Trabalho

por danielrocha publicado 08/02/2019 11h46, última modificação 08/02/2019 11h46

Vigilância em Saúde do Servidor

É o conjunto de ações contínuas e sistemáticas, que possibilita detectar, conhecer, pesquisar, analisar e monitorar os fatores determinantes e condicionantes da saúde relacionados aos ambientes e processos de trabalho, e tem por objetivo planejar, implantar e avaliar intervenções que reduzam os riscos ou agravos à saúde.

Fonte: Portaria Normativa nº 03 de 07/05/2010


Segurança do Trabalho

É o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condições inseguras do ambiente de trabalho quer instruindo os trabalhadores quanto as práticas preventivas.

São atribuições da Equipe de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho:

  • Elaborar e acompanhar as ações de vigilância aos ambientes e processos de trabalho;
  • Elaborar Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT;
  • Analisar, investigar e registrar os acidentes de trabalho, inclusive os de trajeto;
  • Especificar Equipamentos de Proteção Individual e/ou Coletiva; EPI’s / EPC’s;
  • Ministrar Treinamentos de Segurança do Trabalho;
  • Atuar em conjunto com outros profissionais da Equipe de Vigilância e promoção da Saúde do Servidor;
  • Avaliar, mediante solicitação, o ambiente o processo e as condições de trabalho;
  • Avaliar os processos de concessão de adicionais de insalubridade, periculosidade e outros adicionais a que o servidor estiver exposto, conforme a legislação vigente;
  • Elaborar pareceres especializados na área de Engenharia de Segurança do Trabalho