Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Espaços de Memória da UFPB > Núcleo de Arte Contemporânea - NAC

Núcleo de Arte Contemporânea - NAC

por Coordenação publicado 22/01/2021 10h43, última modificação 12/08/2021 14h00

O NAC está localizado na Rua das Trincheiras, situado entre a a Igreja N.S. de Lourdes e o IFPB, ao fundo o Núcleo de Teatro Universitário/UFPB. O Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB é um laboratório de pensamento, espaço lúdico e inteligente do descobrir, do procurar, da indagação e do questionamento cultural, onde as linguagens artísticas tentam traduzir a essência de uma verdade estética. Desde a criação em 1978 o NAC realiza a politica de extensão cultural da PRAC/Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitário, atual PROEX/Pró-reitoria de Extensão da UFPB, oferecendo exposições, cursos, oficinas e atividades de apoio ao ensino, a pesquisa e a extensão. O NAC foi criado a partir de uma proposta de Raul Córdula e Chico Pereira, compartilhado por Silvino Espínola, Antônio Dias e Paulo Sergio Duarte, através de acordo firmado entre a UFPB e a FUNARTE, isso no Reitorado de Lynaldo Cavalcanti e Iveraldo Lucena Pró-Reitor PRAC.O Núcleo foi pensado para acabar e/ou diminuir as diferenças de situações culturais entre nossa região e outros centros a exemplo do eixo Rio x São Paulo. O Núcleo de Arte Contemporânea, nomeado pela sigla (NAC) é órgão suplementar da universidade federal da Paraíba subordinado a PROEX – Pró-reitoria de Extensão, o NAC surgiu em 1978 com o objetivo de desenvolver ações em consonância com as artes contemporâneas, através da integração sistemática, no âmbito local, regional e internacional, de equipes multidisciplinares, constituídas por servidores docentes, técnicos administrativos, estudantes universitários e outros agentes culturais. Durante toda sua historia vem funcionando como um espaço reconhecido internacionalmente de laboratório estético, no qual inúmeros artistas do pais e de fora realizaram intercâmbios e experimentos por meio de residências artísticas (temporadas),com propostas bastante inovadoras para sua época, enquanto espaço para o experimentalismo, indagação e questionamento cultural.

EndereçoRua das Trincheiras, 275 Centro - João Pessoa/Paraíba - 58.013-520
Telefone32219630

Sitefacebook - @nacdaufpb

Ano de criação: 1978
Ano de abertura: 1978

Categorização do Espaço: Galeria
Tipologia do AcervoPedras Litográficas, Litogravuras, Biblioteca em Arte Contemporânea, Obras Plásticas em Pintura e Fotografias de Maureen Bisilliat.

Responsável Imediato: Valdir Santos
E-mail: lvaldirsantos@prac.ufpb.br

Para visitação do público em geral é necessário agendamento?
Não
O Museu promove visitas guiadas?
Sim

Contatos para a mediação ou agendamento de visitas:
3221-9630 ou facebook

O Museu possui biblioteca?
A biblioteca tem acesso ao público?
Sim.

O Museu possui arquivo histórico?
O arquivo tem acesso ao público?
Sim.