Notícias
Escola de posturas
Exercícios para a coluna do "Caderno de exercícios" publicado pelo projeto Escola de Posturas em 2020.
Projeto atua na prevenção de controle de dores na coluna vertebral
Dor nas costas é uma constante para boa parte da população. O desequilíbrio entre o esforço necessário para realização de atividades diárias e a capacidade de execução são os causadores do problema.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que provavelmente cerca de 80% da população mundial pode sofrer com dores na coluna. Em 2020, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) no Brasil, observou que distúrbios osteomusculares relacionados a dores nas costas, representam 14 das 20 motivações para recebimento de auxílio doença de segurados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Trabalhando com técnicas de diminuição e prevenção de lombalgias há 31 anos, a extensão Escola de Posturas, do Departamento de Fisioterapia (DFISIO/CCS/UFPB), aplica o método Suéco High School desde 1999, metodologia que utiliza materiais didáticos e aulas educativas para mudança de hábitos posturais.
Maria Claudia Gatto, a idealizadora e coordenadora do projeto, docente do Departamento de Fisioterapia (CCS/UFPB), explica que a extensão foi criada em 1989, disponibilizando de poucos recursos e com atendimento para cinco pacientes que sofriam de dores na coluna, entre eles idosos e trabalhadores teleoperadores, se tornando a primeira iniciativa de fisioterapia na Paraíba com foco em atendimento coletivo.
O projeto foi oficializado em 1990 no antigo departamento de Cultura Física e Reabilitação da UFPB, com a adesão dos co-fundadores, professor Rogério Moreira e a professora Myrna Deirdre do Departamento de Fisioterapia (DFISIO/CCS).
Os atendimentos proporcionados pela extensão atualmente tem como público alvo a comunidade em geral acima de 18 anos, contudo, esse ano, o grupo prioritário são mulheres com lombalgia crônica e estudantes universitários com sintomas de dores lombares.
Atividade realizada com adolescentes. Imagem: foto disponível no SIGAA UFPB (2018)
Impacto do projeto na comunidade e na academia
Pesquisas, incluindo 11 trabalhos de conclusão do curso de fisioterapia, duas dissertações e uma tese de doutorado, estão entre os estudos realizados pelo projeto, que abordaram os resultados benéficos da Escola de Posturas para diminuição e controle das dores, do estresse, qualidade do sono e dos hábitos posturais.
Dez cursos foram efetuados pela extensão, com foco na capacitação de profissionais de fisioterapia, quatro deles realizados no estado do Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
O projeto inspirou ao longo dos anos, a criação de outras escolas de postura, em especial na Faculdade da APAE em São Luís do Maranhão, na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e na Universidade de Granada - Espanha. Essa inspiração gerou parcerias, atualmente a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) tem trabalhado em colaboração com o grupo de pesquisa da UFPB “Lombalgia, hábitos posturais e estado de humor em mulheres na pré e pós menopausa”.
Nos 31 anos de existência, a extensão beneficiou mais de mil pessoas e capacitou cerca de 300 alunos. Em 2020, o estudante Matheus Henrique procurou pelos serviços. Ele conta que sofria de dores na coluna e nos ombros, por isso resolveu procurar atendimento.
Matheus menciona que participar das aulas e das práticas dos exercícios durante os 3 meses de atendimento proporcionou melhorias para as dores que sentia e hoje consegue compreender o funcionamento do seu corpo.
“Aprender sobre as posturas no dia a dia foi fundamental, melhorei muito depois das práticas em conjunto com a escola, agora consigo entender os motivos de determinada dor ou incômodo e aprendi como lidar com elas e até mesmo evitar por meio de uma postura adequada”, diz.
Atuação em 2021
Atualmente, a equipe organizadora é formada por dez membros, entre eles a coordenadora adjunta externa Lizia Fabíola, assessora técnica do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Nascida em Brasília, ela conta que conheceu o projeto quando passou um período de férias em João Pessoa nos anos 90. O interesse pela extensão foi imediato. “Conheci a professora Cláudia, o programa Escola de Posturas e me apaixonei pela fisioterapia'', relata.
Lizia, que é fisioterapeuta, atua no projeto ministrando aulas e acompanhando cerca de 18 estudantes extensionistas nas atividades do projeto e nas pesquisas realizadas pela ação. Uma dessas extensionistas é Amanda Carneiro, do 6º período do curso de fisioterapia, integrante da extensão desde 2019, que em 2021 é a bolsista do projeto.
“Desde que entrei no curso de fisioterapia, escutei coisas positivas sobre o projeto e logo me interessei, quando surgiu a oportunidade de inscrição, corri atrás”, afirma.
Em 2020, em razão da pandemia da Covid-19, a extensão iniciou atividades online e também nesta modalidade que o projeto está sendo desenvolvido atualmente. O planejamento para as aulas em 2021 está sendo elaborado, a ideia é realizar os atendimentos remotamente e dar continuidade a elaboração de conteúdos (caderno de exercícios 2021, áudios de relaxamento) que darão suporte à ação.
A divulgação das atividades do projeto pode ser encontrada no Instagram do Núcleo Universitário de Bem-Estar (Nube/CCS), ou pelo Instagram do projeto @escoladeposturasufpb. Um novo livro que aborda teorias de relaxamento será lançado esse ano e disponibilizado online.
Reportagem de Crislaine Honório (Voluntária PROEX 2021), editada por Comunicação PROEX.