Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Notícias das ações de extensão > Notícias das ações de extensão_1 > Laboratórios de pesquisa e extensão
conteúdo

Notícias

Laboratórios de pesquisa e extensão

Espaço para integração entre pesquisa científica e extensão para a comunidade
publicado: 22/06/2021 14h05, última modificação: 23/06/2021 14h08
Exibir carrossel de imagens Vivência de acessibilidade promovida pelo LACESSE em 2019

Vivência de acessibilidade promovida pelo LACESSE em 2019

Ações extensionistas originadas nos laboratórios da UFPB promovem acessibilidade e novos sabores regionais

Além de Ensino, a Universidade Federal da Paraíba se apoia em outros dois pilares principais: Pesquisa e Extensão. É por meio deles que a academia compartilha o conhecimento. Para que esse compartilhamento aconteça, os Laboratórios de Pesquisa e Extensão são espaços importantes, já que integração entre estudos e aplicação prática do conhecimento fundamenta a existência desses espaços.

Como explica Ingrid Dantas, coordenadora do Laboratório de Cozinha Experimental - Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR/UFPB), os laboratórios de pesquisa e extensão possuem duas características. “É o espaço para planejamento e realização dos estudos piloto a serem difundidos na sociedade e são também ‘portas abertas’ para que a comunidade adentre na UFPB”, aponta a professora. 

No Laboratório de Cozinha Experimental, o foco é em pesquisas sobre produtos regionais e com potencial tecnológico que tragam benefícios para a sociedade. Tatiana Zanella Rodrigues, estudante do sexto período de gastronomia, atua no Laboratório desde o início da graduação, em 2017, e conta que são muitas possibilidades de atuação, que vão desde a participação em oficinas de qualificação até o auxílio na produção de e-books.

Oficinas de qualificação ofertadas pelo Laboratório de Cozinha Experimental. Imagem cedida pela equipe do projeto.

“Poder aplicar o conhecimento adquirido no âmbito acadêmico e saber que você faz a diferença na vida das pessoas, é muito gratificante. A troca de experiências é muito grande, o aprendizado é mútuo. A gente passa a enxergar o cotidiano das pessoas com outros olhos, desenvolve novas estratégias de atuação e passa a identificar melhor o que funciona e o que ainda precisa ser feito,” garante a estudante. 

Tatiana ainda acredita que as experiências nos laboratórios de Pesquisa e Extensão proporcionam aos graduandos um contato maior com a realidade e também amplia a visão para os campos de atuação, ajudando a direcioná-los na hora de escolher a área em que querem atuar enquanto profissionais. 

Ações do Laboratório de Cozinha Experimental no edital PROBEX 2021: “Gastronomia Social: Difusão de Tecnologias para combater o desperdício de alimentos e a fome”, coordenado por Ingrid Dantas e “UFPB no Combate à Covid-19: Ações de Apoio para Alimentação Escolar”, coordenado por Noádia Rodrigues.

Transformando Pesquisa em Extensão 

Boa parte das pesquisas realizadas em laboratórios geram novos projetos de extensão. A docente Ingrid Dantas afirma que o laboratório de Cozinha Experimental dialoga de forma direta com vários setores, realizando pesquisas que são de demandas da comunidade. “As pesquisas que têm potencial de difusão tecnológica, viram produtos de extensão e são ensinados por meio das qualificações”, conta.

É também o que explica Bruna Sarmento, técnica do Laboratório de Acessibilidade (LACESSE/CT). Ela concorda que os projetos de extensão nascem de uma necessidade da população identificada pelas pesquisas, como por exemplo a falta de acessibilidade nos espaços públicos, que foi demonstrada em pesquisas feitas pelo Laboratório e é o foco de algumas ações de extensão na UFPB. 

O objetivo do Laboratório de Acessibilidade é dar apoio às atividades de ensino nas disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo (CT/UFPB), uma demanda da própria comunidade universitária, mas também dar continuidade à prática extensionista e à pesquisa científica.

Atividade de sensibilização do LACESSE. Imagem disponível em  http://www.ct.ufpb.br/lacesseUma das ações do LACESSE é a Vivência de Acessibilidade, atividade de sensibilização em que os participantes simulam deficiências ao longo de um trajeto determinado. As pessoas que participam da vivência são levadas a enfrentar situações similares àquelas encontradas no dia a dia por pessoas com deficiências e podem ter noção dos desafios vividos na realidade. Essa experiência acaba sensibilizando os participantes para atuar em ações que promovam acessibilidade.

Bruna afirma que o Laboratório continua funcionando sem interrupção, embora no início da pandemia tenha ocorrido um período de incertezas e adaptações, visto que as ações planejadas envolviam interação direta com a comunidade. Esse ano, os projetos focaram na exploração dos meios digitais. “Em 2021 submetemos um projeto já voltado totalmente para o período remoto e para exploração dos meios digitais de interação e conscientização da comunidade, visando sempre as questões que envolvem a acessibilidade e a inclusão”, relata a técnica. 

O LACESSE  no edital PROBEX 2021: "Atualização da rota acessível do Centro de Tecnologia da UFPB" ,  coordenado  por Marcelo  Diniz e "Disseminação digital da cultura de acessibilidade ao ambiente construído" , coordenado por Bruna Sarmento.

Professores, técnicos ou responsáveis por algum setor da UFPB podem solicitar a atividade de Vivência de acessibilidade, através do email do Laboratório (lacesse.ufpb@outlook.com). 

O LACESSE ainda oferece outro serviço, o Laudo Técnico de Acessibilidade Espacial, avaliação que define as condições de acessibilidade espacial do ambiente solicitado e orienta os solicitantes sobre os itens a serem adaptados e como adaptá-los. Esta avaliação pode ser solicitada por professores e técnicos administrativos da UFPB que desejem verificar as condições de acessibilidade espacial das dependências da Instituição.

Página oficial do LACESSE: www.ct.ufpb.br/lacesse

► Instagram do LACESSE: www.instagram.com/lacesse.ufpb/

► Instagram do Laboratório de Cozinha Experimental: www.instagram.com/labcozinhaexperimental/

 

Reportagem de Aléssia Guedes (Bolsista PROEX 2021), editada por Comunicação PROEX.